Utilizando estratégias de negócios nas instituições de ensino

Utilizando estratégias de negócios nas instituições de ensino

Utilizando estratégias de negócios nas instituições de ensino

Estratégia é definida de diversas maneiras, tornando-a uma palavra polissêmica. Igor Ansoff, professor e autor pioneiro em gestão estratégica, a define como “um dos vários conjuntos de regras de decisão utilizados para orientar o comportamento de uma organização”, em sua obra “A nova estratégia empresarial”.

Essa definição expõe estratégia como sendo um referencial para auxiliar no desenvolvimento de soluções de problemas. Por meio dela a organização visa conquistar bom posicionamento, estabelecendo vantagem competitiva no mercado. A sua instituição de ensino poderá apresentar uma gestão acadêmica mais assertiva utilizando estratégias de negócios.

Estratégias de Negócios

Nelas, os objetivos são descritos e os direcionamentos para conquistá-los são traçados, diminuindo os riscos de eventuais equívocos, sendo possível identificá-los e anulá-los na fase de planejamento. Nestas estratégias, a proposta de negócio da sua instituição de ensino também é elaborada, a qual exerce um papel fundamental no processo de venda.

Leia tambémPlanejamento Estratégico: alcance os objetivos da sua IE.

Confira nosso vídeo com Luiz Rolim de Moura, Docente e Coordenador Executivo de Pós-Graduações do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Positivo, sobre estratégias de negócios nas instituições de ensino.

Propostas de Negócios x Produtos

A comunidade escolar comprará a proposta da sua instituição antes mesmo dos produtos por ela oferecidos. Um ambiente atrativo e um modelo de negócios assertivo, complementarão e compensarão eventuais faltas que os produtos possam apresentar. Estes fatores irão potencializar e agregar valor à sua IE, satisfazendo as necessidades apresentadas pelos corpos discente e docente, maximizando a experiência destes e tornando-a mais completa e positiva.

A importância da interatividade

Uma estratégia de negócio eficiente procura – e alcança – o êxito dos objetivos desejados. Em um processo contínuo e de alta interatividade, sua realização correta inclui as respostas positivas e negativas conquistadas com a interação eficaz junto aos clientes. Estes feedbacks da comunidade escolar poderão servir de matéria-prima para futuras transformações na execução da estratégia planejada pela IE, contribuindo com a excelência dos serviços e produtos oferecidos pela sua instituição.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário