5 tendências na educação para 2020

5 tendências na educação para 2020 | Matheus Soluções, sistema de gestão acadêmica com sistema EAD

5 tendências na educação para 2020

A educação é um processo constante, que passa por inovações. Separamos cinco tendências para você, gestor escolar, aplicar na sua instituição de ensino em 2020

A educação, assim como várias áreas do conhecimento, precisa passar por constantes mudanças. Afinal de contas, todo o começo de ano uma nova geração adentra as escolas e faculdades, e é preciso estar atento às novidades e tendências para engajar esse novo público.

Em 2019 vimos aumentar o nível das inovações dentro das instituições. As metodologias de aprendizagem ativa por exemplo, trabalham a ideia de que o estudante é o principal agente da sua educação. Outra inovação tem sido a constante exploração dos meios digitais, que são parte da rotina da maioria dos estudantes – segundo uma pesquisa dos Estados Unidos, cerca de 95% dos jovens americanos tem acesso a um smartphone.

O ano letivo de 2020 está para começar e também promete a implementação de várias inovações para as metodologias de ensino. Pensando nisso, a Matheus Soluções separou cinco tendências na educação para você conhecer e aplicar na sua instituição de ensino. Confira:

1- Inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pontos a serem discutidos esse ano. Os professores devem auxiliar os alunos a se expressarem e também reconhecerem, entenderem e responderem aos sentimentos dos seus colegas.

Dessa forma é possível garantir o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e também pessoal. Gerenciando emoções e despertando a empatia e compaixão entre os estudantes.

O aluno precisa ver a sala de aula como um ambiente seguro e amigável, onde pode fazer perguntas e sugestões sem medo de represálias – dos professores ou mesmo dos colegas.

O trabalho da inteligência emocional dos alunos também pode acontecer com os programas de inclusão, tanto de alunos especiais como imigrantes – que apresentam diferentes culturas. Para que todos possam compreender as diferenças e respeitá-las dentro da classe. Sempre levando em consideração a individualidade de cada aluno.

2- Aprendizado personalizado

Neste novo ano letivo, uma grande tendência é o professor assumir cada vez mais o papel de mentor, aconselhando cada um e monitorando o seu progresso, servindo como uma ponte entre o aluno e o conhecimento. Diferente do método tradicional de ensino que colocava os docentes como líderes e alunos como submissos. Lembre-se, o processo de aprendizado é dinâmico e ocorre tanto para quem ensina como para quem aprende.

Dessa forma o aprendizado personalizado não significa uma metodologia única para cada estudante, mas sim um modelo mais flexível e que seja ajustado para as expectativas e necessidades dos estudantes, com aulas que instiguem a curiosidade e com diferentes possibilidades, mantendo o propósito e aprendizado final.

3- Blended learning

O método de blended learning já vem sendo discutido nas últimas décadas, e ainda se mantém firme em 2020. Esse formato prevê o sistema de ensino híbrido, misturando elementos da educação presencial e a distância, o EAD.

Com a união entre métodos tradicionais e digitais é possível criar uma grade personalizada, com diferentes conteúdos de ensino e contato direto com os professores. Além disso, é possível alinhar horários entre os estudantes e conta com a preparação individual para as atividades em sala.

Contando com um ambiente virtual de aprendizagem bem definido, com fóruns, chats e comunidade, os estudantes também podem estender a sua colaboração para fora da sala de aula.

4- Gamificação

A gamificação é um método que une jogos, digitais ou físicos, com fins de aprendizado. Pode contar como uma atividade durante a aula ou até mesmo extracurricular.

Com essa abordagem diferente para o ensino os estudantes se motivam mais a aprender. Afinal, descobrir coisas novas é divertido, assim, aprender também pode se tornar uma atividade ainda mais interessante.

Os jogos ainda podem ser uma forma de instruir a cooperação entre colegas. Contando ainda com um feedback imediato de acordo com o seu progresso durante o jogo.

Confira mais dicas de como destacar a sua instituição da concorrência

5- Tecnologia na educação

A tecnologia e mídias digitais já fazem parte da nossa rotina, e não há como deixá-las para fora da sala de aula. Até porque grande parte dos estudantes já possuem seus próprios smartphones.

Existem alguns métodos para adicionar a internet às metodologias de ensino, que também podem motivar os alunos e melhorar o engajamento dentro da sala de aula.

Realidade aumentada

O dispositivo de realidade aumentada proporciona condições para desenvolver atividades mais práticas e próximas da realidade. É uma forma de explicar o conteúdo com exemplos concretos, que os alunos podem visualizar e interagir.

Para as aulas de ciência, por exemplo, é possível estudar o sistema solar criando um modelo em 3D ou então elaborar um esquema do sistema nervoso central humano e diferenciar as partes do cérebro e suas nominações.

BYOD (Bring your own device)

A maioria dos estudantes possui dispositivos eletrônicos e isso sempre foi visto como uma distração para as aulas. Mas quando usados dentro da metodologia de ensino, pode se tornar uma ferramenta muito útil.

O método BYOD (bring your own device ou traga o seu próprio dispositivo, em tradução livre), pretende montar uma aula na qual os celulares ou notebooks dos alunos fazem parte do material didático.

Para fazer esse uso, o professor pode, por exemplo, digitalizar conteúdos, separar imagens, pedir uma pesquisa em grupo. Com essa metodologia o professor pode até mesmo passar o tema mais rápido, otimizando o tempo da aula para atividades e prática do conteúdo.

Coding

O Coding prevê o ensino de programação básica para os alunos, utilizando ao mesmo tempo os meios digitais e também a lógica de algoritmos. Muitos estudantes já apresentam facilidade com o tema e podem se interessar ainda mais.

Com a linguagem de programação básica é possível unir matérias como inglês e matemática. Sem contar o estudo de uma área profissional que está em constante expansão nos últimos anos.

Gestor, quais tendências de ensino você já conhecia e pretende aplicar na sua instituição de ensino? Conte aqui nos comentários!

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link