Tecnologia na educação: por que a Finlândia é referência educacional?

Tecnologia na educação: por que a Finlândia é referência educacional?

Tecnologia na educação: por que a Finlândia é referência educacional?

Com 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia é um país frio que se localiza no norte da Europa, mas que é referência mundial no uso da tecnologia na educação e da aprendizagem ativa, utilizando ferramentas de ensino a distância (sistemas EAD) que flexibilizam e integram as relações entre docentes, instituição, pais e alunos.

Os dados educacionais do país destacam que há uma taxa de 99% de conclusão do ensino básico, sendo o maior índice global. Além disso, de acordo com o teste PISA, aplicado pela OECD – Organização para a Cooperação  Desenvolvimento Econômico -, a Finlândia está em quarto lugar no ranking de leitura, em quinto no de ciências e em 11º no de matemática. Dados que demonstram a eficiência do sistema educacional adotado pelo país.

Finlândia, tecnologia na educação a distância e inovação

Segundo o Índice Global de Inovação (IGI), a Finlândia está entre os sete países mais inovadores do mundo! Um dos sistemas revolucionário no que diz respeito a tecnologia na educação é o sistema de acompanhamento de aprendizagem dos alunos para pais e professores, disponível em todas as escolas públicas do país.

O software de ensino a distância oferece informações atualizadas sobre a evolução educacional dos estudantes. Todos os dados são disponibilizados para os pais acompanharem o desempenho do filho em sala de aula.

Veja também: Integração de Sistemas Matheus Soluções: a melhor gestão para sua IE

A aprendizagem ativa é um dos pilares de todo esse sucesso!

O uso da aprendizagem ativa é aplicado em todas as esferas da educação, principalmente no ensino básico, pois o desenvolvimento do raciocínio lógico é explorado desde cedo, com o estímulo da realização de problemas de matemática e física, aplicados de forma prática por meio da robótica e programação.

Um exemplo é a escola de ensino fundamental Siltamäen, que se localiza em Siltamäki, na cidade de Helsinque, capital da Finlândia e a maior cidade do país. A instituição possui um projeto de estímulo em ciências, engenharia, design, tecnologia e matemática, para que os alunos ampliem o raciocínio lógico e a criatividade. Esse planejamento faz com que os estudantes escolham desafios nas áreas citadas, além de desenvolvimento de jogos, impressão 3D e biotecnologia. Todas as tarefas visam proporcionar a experiência prática da criação e elaboração de projetos. Assim, o ambiente de aprendizado torna-se acolhedor, desafiador e proativo.

O segredo do sucesso: acompanhamento pedagógico

Dentre todos os itens apresentados, o que faz com que o uso da tecnologia na educação, de sistemas EAD (ensino a distância) e da aprendizagem ativa atinjam seus objetivos, é o papel que os professores exercem juntos aos alunos. Em média, cada aluno possui cerca de três docentes por disciplina para apoiá-lo nos seus estudos.

Quando o aluno não compreende o conteúdo com a apresentação do professor tradicional, ele é atendido por um professor auxiliar, caso ainda apresente dificuldades, é encaminhado a um terceiro professor, mais experiente, e que ministra aulas de reforço.  Esse aspecto é um item fundamental para garantir um maior nível de aprendizagem. Afinal, todos nós aprendemos de maneiras diferentes, e saber explorar todas as formas de absorção de conhecimento é garantir um ensino amplo e democrático.

Com isso, observamos que a utilização de novas tecnologias na educação, associadas a sistemas EAD (ensino a distância), estimulam o aprendizado e integram os as relações entre escola, pais, professores e alunos, garantindo uma aprendizagem ativa mais dinâmica e eficiente. Esses pilares fazem da Finlândia referência educacional no mundo.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – Conceito 5 no MEC. A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário