Soft skills: como preparar o profissional do futuro

Soft skills: como preparar o profissional do futuro | Blog Matheus Soluções, sistema de gestão acadêmica com o melhor sistema ead do brasil em relação custo-benefício

Soft skills: como preparar o profissional do futuro

O mercado de trabalho tem enxergado com outros olhos seus colaboradores e os processos de contratações. Até o início do século XIX, as empresas elencaram as habilidades técnicas, denominadas de hard skills, como fator principal para avaliar se o candidato era ou não apto à vaga de emprego.

No entanto, apenas a técnica não trouxe os resultados esperados pelas organizações. Uma pesquisa conduzida pela revista Você S/A indicou que apenas 13% das demissões estão relacionadas as hard skills, enquanto que 87% possuem ligação direta a problemas comportamentais. Ou seja, a falta de soft skills. Para um melhor entendimento do papel das instituições de ensino no desenvolvimento dessas habilidades nos profissionais do futuro, preparamos esse artigo.

O que são soft skills

As famosas soft skills são habilidades que remetem a aspectos mentais e de personalidade, englobando aptidões emocionais e sociais. De maneira geral, são competências adquiridas ao longo da vida, as quais decorrem da cultura, da experiência, da criação, da família, entre diversos fatores que moldam os relacionamentos interpessoais.

Dentre algumas habilidades que podemos citar estão: a capacidade de se relacionar com pessoas, a proatividade, a comunicação, a criatividade, dentre inúmeras outras que são essenciais para formar e fortalecer o “espírito coletivo” nas empresas. Porém, vale ressaltar que todos esses pontos não são adquiridos com capacitação técnica, mas sim estimulados em casa e, especialmente, no âmbito escolar.

Como uma IE pode desenvolver soft skills nos futuros profissionais?

O ambiente mais propício para desenvolver e formar melhores profissionais do futuro é a instituição de ensino, uma vez que os professores observam e se relacionam com os estudantes diariamente com uma visão pedagógica, facilitando a identificação e/ou a falta de soft skills. Com isso, cabe ao tutor estimular o desenvolvimento das habilidades com atividades que as coloquem em primeiro plano, como trabalhos em grupos que instigam a empatia, o relacionamento interpessoal, a resolução de problemas, entre outros aspectos.

Além disso, metodologias ativas de ensino é um dos caminhos para que as soft skills se desenvolvam rapidamente, considerando que as mudanças que ocorrem no ensino tradicional, levam o estudante a se tornar mais criativo, proativo, crítico e líder. Assim, quando estiver no mercado de trabalho, já estará habituado com situações que necessitem dessas habilidades, oportunizando novos cargos e outras conquistas na carreira.

Conheça as soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho

Como já citado, um dos desafios das empresas não somente é encontrar profissionais qualificados tecnicamente, mas também, identificar pessoas com um perfil emocional adequado ao da corporação. O problema muitas vezes, é que a geração Y tem como foco o aprimoramento da técnica. Com isso, muitos jovens acabam não desenvolvendo competências mentais para a vida profissional, o que os elimina de processos seletivos ou ocasiona demissões. Veja abaixo algumas das principais características requisitadas pelas empresas:

Resiliência

A resiliência é uma palavra oriunda do latim, resilire, e remete ao conceito de resolução de problemas, superando fases difíceis sem se deixar ceder. Essa é uma habilidade essencial para empresas, visto que o mercado impõe desafios o tempo todo e cabe a um bom profissional buscar todas as formas de resolvê-los, se tornando uma solução para a organização funcionar.

Proatividade

Se a resiliência é o ato de não desistir, a proatividade visa antecipar cenários e realizar ações para otimizar resultados e também processos. Uma pessoa com essa característica não se detém frente a um problema. Ela identifica os processos que não estão funcionando e planeja uma forma de solucioná-los. A proatividade é um dos elementos fundamentais para um líder e pode ser desenvolvida em diversas atividades acadêmicas.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é primordial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Apesar de ser uma característica básica, desenvolver um ambiente capaz de estimular o trabalho coletivo de forma positiva e proativa é um desafio.

As instituições trabalham para criar um ambiente que equilibre o individual com o coletivo, possibilitando ao aluno se expressar respeitando as liberdades e diferenças de pensamento dos que o cercam. Afinal, trabalhar em equipe é trabalhar a empatia. Sem ela não é gerado um “espírito coletivo”, pois cada um dos membros terá como foco, apenas o seu desenvolvimento pessoal.

Por conta disso, o estudante deve ser estimulado a entender e buscar formas de contribuir nas atividades de seus colegas. Tudo isso, de maneira democrática e compreensiva, apresentando respeitosamente suas ideias e não invadindo o espaço de outras pessoas.

Comunicação

Uma boa comunicação não é essencial apenas no ambiente corporativo, mas sim em todas as áreas sociais. Sem uma comunicação clara e objetiva, dificilmente o êxito é alcançado. Uma comunicação deficiente, prejudica o relacionamento interpessoal, o espírito de liderança e afeta negativamente as pessoas envolvidas no processo.

As soft skills são competências essenciais para uma vida pessoal e profissional mais plena e bem-sucedida. O futuro da geração atual passa pela maneira de como a instituições de ensino vão desenvolver essas características nos seus alunos. Portanto, os gestores das IEs devem buscar formas de engajar os jovens com estratégias mais focadas em desenvolvimento humano, para contribuir com a formação de profissionais melhor capacitados para os futuros desafios profissionais.

Nós da Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar estamos há 19 anos trazendo discussões e contribuições relevantes para as instituições de ensino com temas relacionados às novas formas de aprendizagem. Conheça nosso Sistema de Ensino a Distância, a melhor e mais acessível plataforma EAD do Brasil, conceito 5 no MEC.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link