MEC atribui nota máxima ao Sistema Matheus EAD

MEC atribui nota máxima ao Sistema Matheus EAD

MEC atribui nota máxima ao Sistema Matheus EAD

Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – recebeu nota cinco do MEC, avaliação máxima de acordo com os conceitos do Ministério da Educação. A atribuição da nota ocorreu no processo de autorização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do curso de Tecnologia em Gestão Pública, da Faculdade Pólis Civitas de Curitiba – PR.  Na avaliação, o MEC destacou os benefícios que o Sistema Matheus EAD oferece aos seus usuários, enfatizando sua dinâmica, eficiência da plataforma, acessibilidade comunicacional, metodológica e instrumental.

Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da regulação dos cursos de graduação, os cursos passam por três tipos de avaliação em momentos diferentes: para autorização, para reconhecimento e para renovação do reconhecimento.

Autorização

Esta avaliação é feita quando a instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. É feita por dois avaliadores (dentro da instituição) que seguem um protocolo próprio com uma relação de itens e os pesos de cada item. Neste caso são avaliadas três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

Reconhecimento

Quando a primeira turma entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar ao MEC o reconhecimento. Dois avaliadores vão à instituição verificar se os pontos do projeto inicial foram cumpridos.

Renovação do Reconhecimento

Essa avaliação é feita de acordo com o ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. Com base no cálculo do CPC, os cursos que tiverem conceito preliminar um ou dois (insatisfatório) são avaliados por dois especialistas dentro da instituição. Já os cursos com três a quatro pontos receberão visitas se a instituição solicitar. Todo curso superior – público ou privado – é avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) a cada ano. Este exame é aplicado aos estudantes que estão iniciando seus cursos e os que estão se formando, com a intenção de avaliar a absorção dos conhecimentos passados em aulas. Utilizando os resultados deste teste e dados como o número de professores mestres e doutores, as instalações da instituição e os recursos utilizados nas aulas, o MEC atribui o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que varia de 1 a 5.

A educação a distância (EAD) traz novas bases e perspectivas para uma evolução tecnológica e pedagógica nas IEs. No início, o EAD era mais voltado para ampliar a oferta de conhecimento de forma massiva. Agora, a produção também é voltada para o indivíduo se conectar mais com os assuntos abordados e com a própria instituição de ensino e colegas. Assim, o material é mais adaptado ao ritmo do aluno, com instrumental pedagógico e avanço tecnológico.

Vantagens do Matheus EAD 

Sistema Matheus EAD possui um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) interativo e dinâmico, com ferramentas que facilitam a comunicação entre o aluno e a instituição de ensino e disponibilização de conteúdos em diferentes mídias (apostilas, imagens, fóruns, vídeos, webinars, entre outros). A gestão acadêmica dos alunos utiliza o conceito Learning Management System (LMS), que permite um controle total dos processos acadêmicos e pedagógicos no decorrer da aprendizagem do aluno (avaliações, tutoriais, TCC, documentos legais, históricos, certificados, etc.). Somado a tudo isso, o sistema permite um gerenciamento completo da instituição de ensino às áreas administrativas e financeira.

“Não vejo mais a instituição sem um sistema acadêmico como o Matheus […] Faz a gente ser transparente, desde o processo de matrícula, até o término do curso”, destaca Mariza Hunsche, pedagoga do SINELTEPAR.

5 estrelas 

MEC atribui nota máxima ao Sistema Matheus EAD

O conceito atribuído pelo MEC ao Sistema Matheus EAD, destaca a importância de um sistema de ensino a distância que atenda às necessidades dos alunos, da instituição de ensino e da inovação tecnológica.

Modernize sua instituição, solicite uma demonstração da melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil e aproveite os benefícios da tecnologia aplicada na educação.

Solicite uma demonstração agora

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário