Estamos preparados para as profissões do futuro?

Estamos preparados para as profissões do futuro?

As instituições de ensino estão preparadas para esse futuro do século XXI, que se renova a cada 24 horas? O que parecia ficção também em décadas anteriores, hoje é algo comum e corriqueiro em nossas atividades diárias.

E se no começo da década de 90 alguém dissesse que um “aparelho telefônico”, sem fio, poderia nos conectar com o mundo, fazer fotos e vídeos, editar, enviar e-mail (e-mail já está quase obsoleto), servir de comunicação por mensagens instantâneas, suportar aplicativos de bancos, de aulas, você duvidaria disso?

Apontadores de tendências já listam formas de trabalho como futuro breve e alguns deles já estão em andamento para 2021, como: home office, saúde mental, fact-checking (checagem ou verificação de fatos), diversidade cognitiva, responsabilidade social, ciência e tecnologia, inteligência artificial e e-commerce, considerando ainda as atividades interligadas ao que hoje conhecemos por Inteligência Emocional Avançada, com ênfase na Neurociência.

Nenhuma das atividades e profissões do futuro estará desconectada da tecnologia. O professor universitário e mentor de liderança e carreira, Jorge Penillo é taxativo, “quem já não estiver inserido com a tecnologia em sua atividade, automaticamente está fora do mercado”. 

Já o “Crie Futuros”, movimento de criação de futuros desejáveis, baseado em desenhar as habilidades de várias áreas com formato todo digitalizado, porém humanizado na experiência de vida, baseado em sustentabilidade social, tem seu ponto de partida na pergunta: “Se tudo fosse possível, que futuro eu desejaria? ”.

Leia também
Tabus, mitos e paradigmas rompidos na educação.

Lista de profissões do futuro de Penillo – Confira a lista de Penillo, das prováveis profissões do futuro, entre os próximos 10,20 e 30 anos:

Psicólogo de avatares (personalidade digital), mentor, neuroeducador, pesquisador neurológico de longevidade mental, trainer de idosos, terapeuta integrativo, conteudista de educação online, cientista de dados, teleducador, neurovendedor de canais digitais, negociador de startup, especialista em expansão digital, influencer especializado em neuro persuasão, biogeneticista para vacinas, neurolíder, cirurgião plástico para transespécie e implantação de sistema robóticos em humanos, especialista em proteção de ciberataques, engenheiro de inteligência artificial, agente de viagem espacial, engenheiro de plataforma espacial, engenheiro de suplementos alimentares, instalador de fontes renováveis de energia, agente de inteligência em biossegurança e especialista em investimentos.

Educação promissora – Segundo Penillo, “o ramo da educação é o mais promissor”, uma vez que a mudança de paradigmas e modelos da educação já passam por transformações visíveis, especialmente na sua comunicação digital.

O desafio presente é justamente a ausência de contato humano e talvez a proposta seja mesmo tornar essa relação híbrida, entre conteúdos e atividades remotas e alguns dias para a experiência presencial e mais imersiva. O modelo tradicional vai se esvaindo a cada geração e o formato acadêmico de longa duração, também pode sofrer alterações, assim como a grade curricular estritamente técnica/teórica e desatualizada. “Não faz sentido, por exemplo, estudantes de engenharia ficarem com atenção retida em histórico datado de séculos atrás. É importante o conhecimento sobre os precursores, contudo, avançar na realidade da sua época é muito mais emergente e interessante”, cita o professor. 

Na infindável lista de profissões, há o Professor de Respeito, profissional que transmite além conteúdo, valorização e educação a não violência. Educador/Mentor de Talentos, pessoa responsável por identificar e criar estímulos de talentos em eixos estratégicos da sua região. Mediadores, pessoas com características de ver uma situação com visões diferentes para um acordo em comum.

Tendências – Nas tendências sobre esse futuro próximo, os estudiosos de comportamento acreditam que num primeiro momento serão ativadas ações e invenções com a finalidade de estreitar distâncias e promover a movimentação de pessoas, especialmente num pós-vacinação mundial, quando a imunização trará essa segurança para retomar o deslocamento físico. Há também, possibilidades de que profissionais de áreas diversas, criem imersões de conhecimento e experiência em ambientes mais próximos à natureza, devido à carência de contato humano no isolamento social prolongado. 

Os profissionais precisam entender que “mostrar sua cara” na comunicação digital foi inserida no relacionamento interpessoal. A habilidade profissional e a personalidade andam juntas nessa nova forma de interagir. Aqueles que não souberam reagir às mudanças de 2020, ficaram reclusos no seu mundo exclusivamente “modo presencial”, perdendo espaço e visibilidade. 

Leia também
Mudança de paradigma da educação em tempos de Covid-19

No setor da Educação, quem trabalhar conteúdos que remetem apenas à bibliografia e referências passadas se tornará desinteressante. Em contrapartida, quem apresentar soluções e possibilidades novas e aplicáveis, sejam em atividades no formato game, produção de vídeos, lives e todas as ferramentas digitais disponíveis, garantirá seu espaço na forma de educar.

Criação – No movimento “Crie Futuros”, toda ideia de futuro desejável pode ser expressa em comunicação verbal, escrita, audiovisual, a partir da expectativa de planeta sustentável e colaborativo. A ideia é de que as profissões não seguirão um modelo linear de carreira aos moldes tradicionais e sejam claras em apresentar as soluções.

Talvez a criatividade e a visão das instituições para um futuro próximo e palpável sejam parte de suas estratégias e metas, a questão é como será feita essa transição, quais as ferramentas e o grau de preparação de profissionais e facilitadores para o desafio de um novo mundo.

#profissoesdofuturo #futurismo #novomundo #educacaodofuturo

Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar, há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça o Sistema Matheus EAD – NOTA MÁXIMA na avaliação do MEC e o aplicativo #Class que coloca a comunicação da sua escola na ponta dos dedos.

Sem comentários

Postar Comentário