Planejamento estratégico financeiro para instituições de ensino: o que é?

Planejamento estratégico para instituições de ensino: o que é? | Matheus Soluções sistema de gestão escolar, sistema acadêmico e sistema ead, tudo para diferenciar a sua instituição de ensino da concorrência

Planejamento estratégico financeiro para instituições de ensino: o que é?

Um planejamento estratégico financeiro é fundamental para garantir o sucesso e crescimento da instituição de ensino. Confira o que é e como elaborar o seu!

O planejamento financeiro é uma das funções mais importantes da gestão acadêmica. Com ele é possível entender a saúde da instituição a fim de desenvolver e aprimorar ações e processos em busca do crescimento.

O planejamento analisa diversos fatores relacionados com a rotina produtiva da instituição, traçando metas, objetivos e estratégias a serem alcançadas durante o ano.

De posse dos dados financeiros identificados no ano corrente, o planejamento deve ser feito ao término do ano letivo, a fim de projetar o cenário do ano seguinte. Além disso, deve ser revisado e reavaliado periodicamente para garantir o monitoramento do percurso da instituição e, também, conseguir identificar e aproveitar as oportunidades de mercado que surgirem.

Um plano bem definido deve responder algumas questões: como a saúde financeira da instituição se encontra atualmente? Onde quer chegar nos próximos anos? Quais são as ações necessárias para alcançar esse objetivo?

Além disso, o planejamento estratégico financeiro permite tomadas de decisões mais assertivas, assegurando o crescimento, a remuneração financeira do investimento e o sucesso contínuo da instituição de ensino.

A Matheus Soluções, sabedora da importância do planejamento estratégico financeiro, e com experiência de 20 anos acompanhando seus clientes, separou algumas dicas para ajudar você, gestor, no desenvolvimento desse processo na sua instituição de ensino. Confira!

Como elaborar um planejamento estratégico financeiro

O primeiro passo para elaborar o seu planejamento estratégico financeiro é fazer uma análise minuciosa dos “números” da sua instituição de ensino. Identificar oportunidades e potencial de receitas e, previsões de custos para o alcance das receitas possíveis, é o primeiro passo para a construção de seu planejamento financeiro. A partir disso é possível estabelecer as principais metas e, se existem pontos de atenção, para traçar o melhor plano que vai guiar cada decisão financeira durante o ano.

Identificar as receitas e despesas da instituição é essencial para produzir um orçamento contendo as previsões de receitas e despesas para o próximo ano. Para isso, o gestor precisa identificar todos os gastos da instituição, classificando-os em custos diretos, como salários, aluguéis, honorários fixos mensais, energia elétrica, entre outros, e custos indiretos, como tributos sobre receita, material gráfico, manutenção, etc. De posse desses dados, o gestor sabe qual o custo total da instituição de ensino e, a partir deles, é possível identificar custos por setor, por aluno ou até mesmo por curso, além é claro, de avaliar as fontes de receitas para o provimento dos custos identificados.

Com esse mapeamento e definição de prioridades, tais como investimentos, reformas ou aquisições, o próximo passo é a elaboração do fluxo de caixa da instituição, que pode ser mensal ou mesmo por um período maior definido pelo gestor. Essa ferramenta é fundamental para a programação financeira e para evitar sustos e comprometimento em instituições de crédito.

Oportunidades de redução de gastos

Ao elaborar o planejamento estratégico financeiro, na medida que os números vão sendo analisados, normalmente surgem oportunidades de identificação de redução de gastos em diversas áreas. Essas medidas além de consideradas no orçamento, devem ser compartilhadas com os colaboradores, traçando metas conjuntas para o seu alcance.

Ferramentas de apoio para elaboração planejamento estratégico financeiro

Um software de gestão que possua todo o controle financeiro da instituição é uma peça fundamental para a elaboração do seu planejamento. Por meio dele, você tem acesso a todo o histórico de receitas e despesas, permitindo análises comparativas e projeções. Alguns softwares, ainda permitem a elaboração de planejamento orçamentário com cotejo entre o orçamento planejado e o orçamento realizado, possibilitando acompanhamento do desempenho orçamentário e financeiro da instituição.

De posse de todos os seus dados financeiros e com o planejamento em mãos é possível saber o ponto de equilíbrio da sua instituição, o valor mínimo que deve ser captado para custear todas as despesas mensais ou anuais e ainda e mais importante, se a sua operação remunera o capital que foi investido.

Propósito do planejamento

O planejamento financeiro de uma instituição de ensino é uma ferramenta fundamental para auxiliar a gestão acadêmica no desenvolvimento de suas atividades diárias, de curto, médio e longo prazo.

A implementação das estratégias e metas contidas no planejamento devem ser alinhadas de acordo com a realidade da instituição, para que sejam alcançáveis e dependem do engajamento, trabalho e motivação de toda a equipe envolvida.

O gestor precisa também estar precavido para diferentes cenários. O planejamento deve sempre contemplar planos de contingência, como em casos de recursos abaixo da média prevista, ocorrência de gastos imprevistos, ou mesmo quanto a capacidade operacional, em um cenário de crescimento de receita (alunos).

Veja como diferenciar sua instituição da concorrência, baixe gratuitamente nosso infográfico:

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link