Planejamento estratégico: alcance os objetivos de sua IE

planejamento-estrategico-alcance-os-objetivos-de-sua-ie

Planejamento estratégico: alcance os objetivos de sua IE

É fato que as instituições de ensino são organizações complexas de gerir e precisam de um bom planejamento para crescerem com solidez. Existem diversos públicos interessados e relacionados ao seu trabalho, como: gestores, docentes, alunos, funcionários, entre outros. Além disso, a IE possui diferentes objetivos frente à sociedade, como promover cidadania, pensamento crítico, aprendizado de qualidade e a multiplicidade de domínios tecnológicos. Portanto, ela está diretamente envolvida e tem uma grande influência sobre a comunidade em que está inserida. Em vista disso, os resultados que a IE almeja não podem ser vistos como apenas ambições, e sim como uma possível e provável realidade.

Tendo em vista esse cenário, o planejamento estratégico é uma opção inteligente e sensata para as instituições de ensino. Por meio dele, é possível assegurar mais segurança na solução de problemas cotidianos da organização.

Confira o vídeo que elaboramos com a Doutora, Consultora e Professora Universitária de Pós-Graduação da FAE, Deise Bautzer sobre o planejamento estratégico para as instituições de ensino:

Planejamento Estratégico

O conceito de planejamento estratégico é um processo de análise das instituições a partir de diversos fatores presentes nesse ramo do mercado. Sua finalidade é definir os objetivos e caminhos que devem ser traçados, estabelecendo assim um direcionamento para a IE. As ações são mensuradas e indicam se o rumo tomado está apropriado ou se o planejamento ainda exige melhorias.

Para começar a montar o planejamento estratégico de uma instituição de ensino, é necessário que três perguntas sejam respondidas:

  • Em qual patamar a instituição está hoje?
  • Para aonde a IE pretende ir?
  • Como a instituição chegará lá?

A partir dessas três perguntas que parecem simples, porém são de respostas muito complexas, um planejamento estratégico será executado de modo a alcançar os objetivos de sua instituição. Desse modo, ele deve ser entendido como uma ferramenta que visa a tomada de decisões mais assertivas, que influenciarão em deliberações futuras.

Embora seja um instrumento fundamental para as tomadas de decisões da instituição, muitos o deixam em segundo plano. Em alguns casos, as IEs chegam a elaborá-lo, entretanto não o aplicam em sua totalidade, deixando de utilizar o planejamento como uma ferramenta de trabalho. O resultado disso é o detrimento da execução de projetos que levam ao desenvolvimento institucional. Para mudar essa situação, a primeira atitude a ser tomada é considerar as características da organização, necessárias para elaborar o plano de modo adequado.

Frente a esses fatos, fica evidente que o planejamento estratégico é fundamental para todas as instituições de ensino que almejam crescer. Além disso, podemos perceber que ele deve ser elaborado de maneira participativa, para englobar todos os setores da IE.

Como elaborar um planejamento estratégico?

O plano deve ser desenvolvido com base nas especificidades da IE, e em tendências e visões mundiais e brasileiras sobre instituições de ensino. O desenvolvimento pode ser resumidamente dividido em três etapas:

Primeira etapa

O primeiro passo exige analisar o ambiente externo e interno. Em relação ao microambiente, devem ser identificados os pontos fortes e fracos da própria instituição de ensino: o que for positivo deve ser mantido e capitalizado, já o que for visto como uma limitação da IE deve ser corrigido. A avaliação do macroambiente tem como foco entender quais são as oportunidades e ameaças do mercado. Os fatores econômicos, políticos e sociais devem ser reconhecidos e a influência de cada um considerada.

Para fazer esse estudo, uma boa alternativa é a Análise SWOT, que visa reconhecer as forças (strengh), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). A SWOT facilita ao gestor ter uma visão “física” de seu negócio, por meio de um painel visual que mostra todos esses aspectos.

Portanto, essa etapa tem como finalidade, identificar o nível e o modo como os dois cenários podem impactar a IE e influenciar o alcance dos objetivos. Essa etapa responde a seguinte pergunta mencionada anteriormente: em qual patamar a instituição está hoje?

Segunda etapa

Essa etapa pretender delimitar as metas futuras, por meio de dados históricos da instituição. Isso se justifica pois a instituição deve delimitar metas possíveis e alcançáveis, e para isso dados passados devem ser analisados com muito cuidado. Por meio deles, é possível observar quem a instituição já foi, quem é e quem pretende se ser.

Nessa etapa, a integração de todos os setores da instituição de ensino é de extrema importância, pois por meio de um trabalho em equipe é possível alcançar seus objetivos. Essa etapa responde a segunda pergunta: para aonde a IE pretende ir?

Terceira etapa

Por último, mas não menos importante, a terceira etapa deve definir as estratégias que a organização irá aplicar em seu cotidiano para alcançar seus propósitos. As estratégias são os meios pelo qual os fins podem ser alcançados, e por isso estão diretamente relacionadas aos objetivos de sua IE. Elas delimitam como a organização chegará às metas traçadas na etapa anterior, desse modo cada estratégia deve servir para um propósito específico. A terceira etapa responde a terceira pergunta: como a instituição chegará lá?

Por meio de um planeamento estratégico elaborado e executado de maneira correta, é possível para a instituição de ensino, traçar todas as etapas que levarão ao alcance de seus objetivos.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as instituições de ensino no aperfeiçoamento de seus processos e gestão, no planejamento de suas atividades e na tomada de decisões.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link