Os desafios de gestão em um sistema EAD

Os desafios de gestão em um sistema EAD

Os sistemas de Ensino a Distância (EAD) crescem a cada ano em todo o mundo e apresentam diversos desafios que incluem o impacto tecnológico na educação. O gestor deve saber lidar com diversas questões para mediar as necessidades do EAD em relação às metodologias do ensino presencial.

Normalmente usado como complemento no processo de aprendizagem, os sistemas EAD necessitam de planejamento, organização, direção e controle para serem efetivos e proporcionarem o melhor dessa modalidade. Cabe aos gestores analisarem o público que deve ser atingido, as metodologias de ensino dentro da plataforma, os conteúdos, as interações, a equipe e as questões legais, pedagógicas, administrativas, operacionais e mercadológicas.

O gestor educacional deve possuir conhecimento de todos os níveis de educação tanto do EAD quanto do ensino presencial, para saber combinar metodologias que se complementem e enriqueçam o aprendizado dos alunos de modo eficaz. Pautado em um ensino democrático e participativo, essa combinação deve ser acessível e compreensível para todo o corpo discente, visto que essa formação é vital em suas vidas.

A capacitação dos profissionais envolvidos, especialmente os professores e a equipe multidisciplinar, é um assunto muito importante para os gestores analisarem. Os tutores de curso devem ser extremamente competentes para passar as informações com maestria para os alunos, e a equipe multidisciplinar deve ter a habilidade de saber complementar os diversos conteúdos aprendidos em sala, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A interação é um fator essencial no EAD e pode fazer grande diferença na permanência na plataforma. Os alunos necessitam da disponibilidade dos professores a todo momento, e o conteúdo deve ser constantemente aprimorado. A falta de contato físico pede uma atenção especial dos gestores, que devem estar atentos quanto ao recebimento e assimilação das informações educacionais.

Além disso, um outro desafio é conseguir a confiança do alto escalão corporativo para a inserção das atividades do EAD na rotina da Instituição. Mesmo com um crescimento significativo dessa modalidade no país, ainda há um preconceito quanto ao Ensino a Distância, e os gestores devem ser capazes de reverter esse pensamento.

Sistema Matheus EAD é uma ferramenta para o Ensino a Distância, atendendo de forma completa tanto os alunos – com funções de acesso às aulas, vídeos, materiais de consulta e salas virtuais – quanto a instituição de ensino – com uma completa plataforma LMS (Learning Management System) que permite total gerenciamento acadêmico dos cursos e alunos.

Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado do ensino soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos e no gerenciamento de informações.

Tags
Sem comentários

Postar Comentário