Confira as oportunidades para a sua IE com o ensino médio a distância

Confira as oportunidades para a sua IE com o ensino médio a distância

Confira as oportunidades para a sua IE com o ensino médio a distância

Com as novas diretrizes do ensino médio que destinam até 30% da carga horária à modalidade EAD, abre-se um leque de oportunidades para instituições de ensino otimizarem seus processos e metodologias de aprendizagem. Utilizando a tecnologia para dinamizar o aprendizado, mesclando-a com técnicas pedagógicas como o ensino híbrido e as metodologias ativas, é possível garantir um ensino médio a distância efetivo e inclusivo. Veja abaixo algumas das oportunidades para a sua IE:

  • Acessibilidade 

A integração tecnológica entre educador e aluno beneficiará aqueles que dispõem de necessidades especiais, visto que alguns sistemas EAD contemplam a acessibilidade, com ferramentas de auxílio para deficientes visuais, auditivos e outras necessidades, tornando a educação e aprendizagem mais inclusiva.

  • Diminuição da evasão escolar

As novas diretrizes do ensino médio serão vantajosas para os estudantes que também trabalham, combatendo um dos maiores problemas da educação brasileira: a evasão escolar, pois com o uso de um bom sistema EAD a rotina de estudos fica mais flexível e sem perder qualidade. O que é menos desgastante ao aluno e benéfico para o seu aprendizado, dado que ele pode estudar, fazer avaliações, tarefas e exercícios sem sair de casa.

  • Economia

As instituições de ensino poderão obter benefícios em sua estrutura administrativa e operacional, considerando a possibilidade de um desgaste menor de seus espaços físicos, poupando gastos com manutenções e outros aparatos estruturais, aumentando a durabilidade e otimizando suas áreas, afinal, algumas disciplinas podem ser ministradas inteiramente por meio de uma plataforma EAD.

  • Escalabilidade e oferta de serviços educacionais complementares

O aumento de receitas deve ser considerado, tendo em vista a possibilidade de um aumento nas matrículas, pois o ensino a distância consegue alcançar mais estudantes, sem necessidade de investimentos constantes em estrutura física. Além da possibilidade da utilização da carga horária a distância prevista no ensino médio, a instituição de ensino poderá desenvolver “produtos de ensino” complementares, utilizando a modelagem EAD como um diferencial, atingindo e fidelizando novos segmentos de público: alunos que estudam e trabalham, alunos de outras localidades, etc.

Ao disponibilizar uma gama de cursos que englobem diversas áreas de interesse do corpo discente, como TI, administração, design, inovação, dentre outras em alta no mercado, a sua IE vai se destacar, atraindo e engajando mais estudantes.

  • Professores mais motivados

Aliando essas possibilidades com novas atividades e metodologias de aprendizado e ensino, os professores também se encontrarão mais motivados, pois terão acesso a novas ferramentas de ensino e recursos tecnológicos e interativos para lecionar, auxiliando o aluno a absorver melhor os conteúdos. Isso implica em um menor desgaste físico e mental do docente, aumentando seu desempenho em sala, otimizando o tempo de planejamento de aula e estimulando a criatividade do professor em sua tarefa de ensinar.

Leia também: 4 grandes tendências na educação para 2019

EAD no ensino médio: bom para a IE e para o aluno

Não é só a área administrativa e operacional da sua IE que poderá ser beneficiada com a adoção das novas diretrizes do ensino médio, a qualidade do ensino ofertado também. O EAD no ensino médio possibilita um conceito denominado ensino híbrido, que consiste em mesclar aulas presenciais e a distância, algo muito proveitoso para o desenvolvimento do estudante.

O ensino a distância incentiva uma maior autonomia ao aluno na construção do conhecimento, com um método de aprendizado mais dinâmico que se apropria da tecnologia e de conceitos como o da gamificação, o qual promove o saber por meio de jogos que estimulam o raciocínio e a solução de problemas.

A junção entre tecnologia e pedagogia é benéfica no sentido de promover um espaço de aprendizagem virtual com todos os quesitos que contemplam uma educação de qualidade: pesquisa, debate, integração, acessibilidade e construção do conhecimento. Tudo isso aproxima cada vez mais o educador, o estudante e a instituição e prol de uma educação emancipadora.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – Conceito 5 no MEC. A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário