AVA, uma realidade nas Instituições de Ensino

O que é AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem? - Matheus Soluções

AVA, uma realidade nas Instituições de Ensino

Há alguns anos era comum o cenário de bibliotecas lotadas e estudantes disputando a versão mais atualizada da enciclopédia Barsa, para estudar ou apresentar um trabalho acadêmico. Hoje, esse contexto tornou-se uma realidade distante, e esses mesmos estudantes estão desfrutando das facilidades de acesso à informação proporcionadas pela Internet.

Atualmente, recorremos às ferramentas de pesquisa online para sanar qualquer dúvida e buscarmos as informações que precisamos. E essa tendência digital também auxilia o universo da educação. Hoje, há um grande e crescente interesse em realizar cursos à distância, principalmente os que são integrados a plataformas de gerenciamento da rotina estudantil, pois há um encaixe melhor com o dia a dia do discente, gerando mais autonomia e otimizando seu tempo.

Um exemplo dessa dinâmica é da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com sua plataforma chamada “Harvard Online Learning”, na qual estão disponíveis cursos de áreas variadas, alguns, inclusive, gratuitos. O sistema Learning Management System, utilizado pela universidade mais cobiçada do mundo, já está sendo empregado por IE’s em todo o Brasil, e recebe o nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA.

O que é AVA?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, em sua essência, simula uma sala de aula presencial. Por meio do AVA é possível otimizar o processo educacional devido ao acompanhamento integral do desempenho do discente. Além disso, a plataforma permite o uso de diferentes tipos de mídias e linguagens, agregando maior plasticidade ao conhecimento e facilitando a compreensão e engajamento do estudante. O AVA é construído seguindo um plano pedagógico aliado a ferramentas de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.

Funcionalidades de uma Plataforma AVA

Como em um ambiente de ensino presencial, no AVA é possível aplicar e corrigir atividades, debater ideias e trocar conhecimento através de chats e fóruns. A plataforma também possibilita ferramentas de tutoria e monitoramento de aprendizagem, que tornam o acompanhamento do discente mais tangível, tanto para o estudante, quanto para os docentes que o acompanham no processo de aprendizado, o que produz um fator motivacional para todos. 

Além disso, uma plataforma de AVA não se limita a soluções pedagógicas. Ela disponibiliza áreas de gerenciamento de cursos, monitoramento de acessos, FAQ, matrículas e área financeira, otimizando também a gestão acadêmica da instituição.

Uma IE que já utiliza uma plataforma de AVA e atua no modelo de ensino presencial, está a um passo de implementar o ensino híbrido. Com um ambiente virtual de aprendizagem, pode-se disponibilizar os conteúdos das aulas – apresentações em PowerPoint, vídeos, estudos, cases, jogos e outros – e desenvolver uma série de atividades a distância, não necessitando a obrigatoriedade da presença diária do estudante na instituição ou em sala de aula.

Essa possibilidade facilita a imersão do aluno aos conteúdos apresentados e uma maior conectividade com os mesmos, pois eles estão sempre disponíveis e a um “clique” de distância. O AVA – ambiente virtual de aprendizagem – é a porta de entrada para a instituição de ensino utilizar a tecnologia em favor da educação e obter um diferencial competitivo em seu método de ensino.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link