O envolvimento do corpo docente na missão, visão e objetivos da instituição de ensino

O envolvimento do corpo docente na missão, visão e objetivos da instituição de ensino.

O envolvimento do corpo docente na missão, visão e objetivos da instituição de ensino

A missão, visão e objetivos são os pilares que constituem uma instituição de ensino (IE). Pautados em valores que devem ser transmitidos para todos os colaboradores e que ajudarão a construir o futuro da instituição, esses pilares muitas vezes não são comunicados para o corpo docente, uma das principais e indispensáveis bases de uma escola.

As escolas, muitas vezes, constroem sua missão, visão e objetivos sem consultar os professores, por acreditar que esses profissionais estão muito atarefados com as atribuições de sala de aula e não poderiam contribuir de forma efetiva para as tomadas de decisão da instituição. Por acreditar nisso, a instituição acaba por reduzir o papel do docente na construção dos seus valores e objetivos, acreditando que as suas funções são exclusivamente as de sala de aula.

A verdade é que, ao atribuir aos docentes o papel de somente “repassar conhecimentos”, os gestores escolares acabam por desprezar um valioso canal de comunicação entre a escola e seus clientes (alunos). Mas os profissionais da educação – professores -, são os que mais sabem do dia-a-dia da instituição, justamente por estar em contato direto com os alunos e entenderem suas necessidades. Ao ouvir as suas histórias, insatisfações e sugestões, os professores podem (e devem) atuar como uma importante ponte entre os alunos e a gestão da IE, passando a ser parceiros no planejamento estratégico da IE, com valiosas contribuições para melhorias, muitas vezes captadas “no radar” da sala de aula.

O envolvimento do corpo docente nos assuntos da Instituição de Ensino

Ao incentivar o corpo docente a contribuir com questões referentes aos diferentes aspectos da IE (metodologias, didáticas de ensino, planos de ensino, fidelização, programas de qualidade, etc.), cria-se uma parceria estratégica e vínculos importantes entre o corpo docente e a instituição. Esse vínculo pode ser extremamente benéfico para a IE, que irá alinhar e aprimorar as necessidades de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

É preciso, porém, que a prática da colaboração dos docentes nos processos de melhorias da IE seja um prazer e não uma obrigação. Incentivá-los a participar desses processos de mudanças e melhorias da IE é também uma forma de valorizar o seu quadro docente. É importante fazer com que o docente se sinta parte da IE e corresponsável pelos resultados alcançados por ela. Ao trabalhar dessa forma, a instituição estará atuando de forma colaborativa, fazendo com que todo o ambiente escolar funcione de forma integrada e que o corpo discente e responsáveis percebam essa unidade.

Há maneiras de envolver os gestores e o corpo docente, fazendo o uso de novas tecnologias e com sistemas de gestão acadêmica. Unindo os diferentes canais da IE, os sistemas de gestão acadêmica proporcionam interação, comunicação facilitada, agilização de processos e integração das diferentes áreas da escola, auxiliando-a no alcance de seus objetivos.

A Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar -, possui soluções e ferramentas que podem auxiliar as instituições de ensino na melhoria e otimização de seus processos.

 

 

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link