Mundo digital: como gerar uma reputação positiva para sua IE

mundo-digital-co…tiva-para-sua-ie ‎

Mundo digital: como gerar uma reputação positiva para sua IE

É impossível negar que vivemos em um mundo em que o offline e o online muitas vezes se confundem na realidade do dia a dia. É comum observar pessoas comentando de forma positiva ou negativa, sobre algo que outro indivíduo postou ou disse em uma rede social, e muitas vezes, influenciando opiniões. As instituições de ensino não ficaram excluídas dessa fusão entre o universo virtual e o mundo real.

Como gerar a reputação positiva de uma IE

Muitos acreditam que estar presente no mundo online já é o suficiente para ter sua marca bem visualizada e com aumento de demanda pelos seus serviços. Porém, o processo é muito mais complexo do que um simples post em uma rede social. Para que sua instituição de ensino seja percebida de modo positivo, é necessário que ela se relacione genuinamente com seu público. Interesse e empatia são aspectos que devem ser prezados dentro de uma conversa, seja com um investidor da sua IE, funcionários, alunos, colaboradores, prestadores de serviço, entre outros. É importante ressaltar que no universo digital o público não é passivo: ele é tão ativo quanto sua organização, podendo influenciar outros segmentos e consumidores.

Podemos exemplificar a importância desse aspecto com dois casos distintos, que fazem total diferença na maneira que o público enxerga a empresa. Ambos casos serão fictícios, e acontecerão em um ambiente relacionado ao aprendizado de idiomas.

Caso 1

A instituição de ensino de idiomas oferece a opção de aprendizado de duas línguas: inglês e espanhol. A IE está conectada com o mundo digital: possui um site, uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Porém, nenhum desses canais é alimentado periodicamente e de maneira correta. A instituição não responde mensagens que chegam pelo Facebook e Instagram, e o site não possui dados suficientes para gerar interesse de possíveis clientes, ou ainda, canal de contato responsivo. Ou seja, a escola de idiomas está nas redes sociais, porém não está realmente presente.

A cada mensagem recebida e não respondida, a cada clique em seu website com informações vagas, sua reputação é vista de modo cada vez mais negativo. Isso obriga o futuro cliente a utilizar os métodos antigos para se comunicar com a IE: ir até o local ou realizar uma ligação telefônica, o que impacta negativamente nas possibilidades de conversões.

Caso 2

A concorrente da escola de idiomas do caso acima, possui os mesmos canais de comunicação: Facebook, Instagram e um website. Porém, a organização entende a importância de estar presente em todos os seus canais de comunicação : seu website é completo e responsivo – o que facilita a comunicação de informações à futuros novos alunos -, sua página do Facebook é repleta de conteúdos relevantes para facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras e as mensagens são prontamente respondidas; seu Instagram é ágil nas respostas e é atualizado semanalmente com vídeos e fotos da instituição. A comunicação com o futuro aluno é muito mais diligente e eficaz do que o caso acima, o que a torna mais atrativa.

Reputação positiva

Criar uma reputação de sucesso para sua IE não é uma tarefa fácil, visto que ela necessita ser conquistada, com muito trabalho, qualidade na entrega de serviços e planejamento. Voltando aos nossos exemplos, caso a página de Facebook da primeira IE tenha algum comentário negativo ou mesmo um elogio, ele não será respondido, o que vai gerar uma experiência ruim para quem escreveu à empresa. É sempre bom ressaltar como o compartilhamento de informações na internet ocorre rapidamente: em uma fração de segundos é possível que milhares de pessoas já tenham visto o comentário.

Caso a mesma situação ocorra com a instituição do caso 2, existirá uma diferença que impactará positivamente a imagem da instituição: ela respondeu o comentário, dedicando parte de seu tempo para tentar solucionar um eventual problema ou situação em que estava envolvida, ou mesmo agradecer um elogio recebido ou responder uma dúvida. Ou seja, a empresa se comprometeu a dar devolutivas aos seus clientes, quer sejam atuais ou futuros. Isso revela que a instituição de ensino está disposta a atender qualquer chamado do público, podendo transformar um consumidor insatisfeito em um cliente fiel.

Por esse exemplo, podemos ver a importância de monitorar constantemente a imagem de sua instituição de ensino nas redes sociais e sites de reclamações – sempre atento às críticas, comentários e sugestões. Estar no mundo digital é imprescindível para toda IE que almeje disponibilizar um serviço de qualidade, captar novos estudantes e fidelizar seus clientes.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Sem comentários

Postar Comentário

9 DICAS

 PARA MELHORAR A CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS
BAIXAR E-BOOK
close-link
Click Me