Motivos para utilizar o sistema Matheus de Gestão Acadêmica

Motivos para utilizar o sistema Matheus de Gestão Acadêmica

A gestão acadêmica deve ser cada vez mais pensada de modo estratégico para oferecer um aprendizado de qualidade, proporcionar eficácia nos processos e garantir os resultados da instituição de ensino. Portanto, deve ser vista de forma holística, evitando e solucionando falhas que possam colocar a qualidade da organização em risco. Pensando nisso, uma das maneiras mais eficazes de gerir uma IE com êxito é a utilização de um software de gestão acadêmica.

Por que adotar um software de gestão acadêmica?

O sistema tem como principais funções organizar, medir e otimizar os processos da IE, a fim de acompanhar o aprendizado da comunidade acadêmica e também o desempenho da instituição como negócio. A ferramenta pode ser aplicada em instituições de pequeno, médio e grande porte, sendo capaz de auxiliar a otimização dos serviços e alinhamento da qualidade em relação ao mercado atual do mundo educacional. Além de automatizar e integrar os processos e informações da IE, o sistema coadjuva as rotinas e a performance do corpo discente, docente e gestores.

O software de gestão acadêmica da Matheus Soluções, possibilita o controle e gestão de todos os processos e rotinas acadêmicas, administrativas e de relacionamento da IE. Assim, oferece uma plataforma moderna e completa de acompanhamento educacional, que permite total interatividade entre todos que estão envolvidos com a instituição. Por meio dela, é possível gerir com excelência a área financeira da IE, área esta, que tem importância fundamental na saúde empresarial da IE, permitindo controlar seus resultados operacionais e traçar suas estratégias.

Leia tambémMaximizando resultados: softwares de gestão escolar.

Gestão financeira

Por meio do software de gestão acadêmica é possível planejar e acompanhar o fluxo financeiro da instituição, monitorando constantemente receitas, despesas, custos, investimentos, inadimplência, bancos, caixas setoriais e principalmente, os resultados financeiros periódicos.

Segundo a 10ª Pesquisa de Inadimplência da Semesp, o aumento da inadimplência no Ensino Superior foi de 12,9% em 2015, em relação ao ano anterior. Sendo assim, a inadimplência é um dado que precisa ser acompanhado de perto pela instituição e, por meio do software, é possível identificar e traçar metodologias para reduzir a quantidade de alunos com dificuldades financeiras e evitar a evasão.

Com o software de gestão acadêmica é possível classificar suas despesas, emitir fluxo de caixas e identificar ponto de equilíbrio em suas operações.

Você sabe qual o ponto de equilíbrio operacional da sua IE? Ou ainda, você tem um sistema que permite o rateio e apropriação de receitas e despesas por curso em sua IE, possibilitando identificar o ponto de equilíbrio entre receita e despesa de determinado curso? A correta utilização do sistema permite controle preciso de suas finanças, facilitando o planejamento de curto, médio e longo prazo.

Leia tambémComo a automação de processos auxiliou a gestão das Faculdades Integradas Camões.

Gestão operacional

Seja de qual for o porte da instituição de ensino, é um fato que o cotidiano de quem trabalha ou estuda ali é repleto de atividades acadêmicas e administrativas, que envolvem armazenamento de dados, geração de documentos, além de outras rotinas e processos diários. Automatizar essas atividades torna os processos da IE mais ágeis, reduzindo custos, minimizando erros e maximizando a produtividade da equipe.

Você já pensou em substituir o diário de classe pelo lançamento da frequência em um tablet ou no celular do professor? Ou ainda, disponibilizar manuais, comunicados, tarefas e conteúdos, por meio digital, evitando gastos com papel e posicionado sua IE com diferenciais de modernidade tecnológica? A adoção de um sistema de gestão, possibilita um enorme ferramental de facilidades que tornam o dia a dia da instituição de ensino mais ágil e produtivo.

Auxílio para traçar estratégias

Considerando que todas as informações referentes às rotinas e operações da instituição de ensino estão concentradas em um único banco de dados, o gestor tem à sua disposição uma riqueza enorme de dados e informações, que podem auxiliá-lo em suas decisões estratégicas, objetivando a otimização dos resultados da instituição.

Sua instituição tem facilidade em obter comparação e estatística de dados de matrículas, evasão, taxa de conversão, taxa de crescimento geral, por curso e por períodos ou você tem que dedicar uma boa parte de seu tempo para “garimpar” esses dados?

Você tem acesso de forma rápida às avaliações de performance de seu corpo docente e qualidade dos cursos ofertados, para saber se seus clientes (alunos) estão satisfeitos com a qualidade de ensino e serviços que sua instituição de ensino está entregando?

Por meio do software de gestão acadêmica, é possível identificar, entender e avaliar muitos dados e informações, que poderão indicar mudanças e estratégias necessárias à manutenção melhoria ou alcance de seu sucesso.

Leia tambémMelhorar o acompanhamento dos alunos pode reduzir a evasão escolar.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link