5 razões para migrar para o ensino híbrido ou blended learning

5 razões para migrar para o ensino híbrido ou blended learning

5 razões para migrar para o ensino híbrido ou blended learning

O uso da tecnologia é capaz de transformar o modo como os indivíduos se relacionam. Desde neologismos – deletar, site, linkar, entre outros – até o uso da inteligência artificial, muito se especula sobre a maneira a qual dividimos a realidade, lado a lado, com as descobertas provenientes da revolução digital. Afinal, há pouco tempo não se imaginava a possibilidade de assistir aulas ou acompanhar palestras diretamente do dispositivo celular. Hoje, os gadgets representam boa parte das funcionalidades que precisamos ao longo do dia.

Para o setor educacional, muitas são as inovações que estão sendo apresentadas e aperfeiçoadas durante o terceiro milênio. Entre as mais notáveis: o ensino híbrido – ou blended learning. Nesse modelo de ensino, a convergência entre tecnologia e educação é utilizada para otimizar a transmissão do conhecimento e promover o acréscimo no interesse e engajamento do discente. Confira agora, 5 razões para utilizar o ensino híbrido.

1- Personalização do ensino

Com as constantes novidades da Era Digital, os alunos procuram novas maneiras de consumir conhecimento. Para suprir essa demanda, o ensino híbrido possibilita que o corpo docente possua maior plasticidade quanto aos materiais utilizados dentro e fora da sala de aula. De antemão, não apenas as tradicionais apresentações de Power Point. O blended learning, permite que os professores disponibilizem e-books, palestras online, quizzes e conteúdos interativos, para que as aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas.

2- Potencializa o progresso individual

Em um ambiente acadêmico, existem alunos interessados nas mais diversas vertentes de uma mesma profissão. Por isso, quando o conteúdo é disponibilizado apenas presencialmente, isso torna mais trabalhosa a busca do estudante pelo tópico de interesse. Ao mediar-se o material didático por meio de plataformas online, é possível que o discente estude diretamente do seu computador pessoal ou smartphone, aproximando o conhecimento e promovendo o desenvolvimento individual, aliado a maior autonomia.

3- Aprendizado para professores

A todos aqueles que não são nativos da Era Digital, o manuseio de ferramentas tecnológicas pode exigir maior afinco. Por isso, a migração ao ensino híbrido possibilita que o gestor acadêmico mantenha a motivação do corpo docente através de um novo desafio: aprender a utilizar plataformas online para blended learning. Com isso, há também o maior uso e proveito da criatividade dos professores, trazendo conteúdos que antes não poderiam ser disponibilizados e discutidos em sala de aula, devido à falta de ferramentas.

4- Novos ares para a IE

O mercado tecnológico avança a passos largos. As instituições de ensino que integram esse progresso à sua dinâmica, são capazes de conquistar públicos ainda inexplorados. Além disso, o uso do ensino híbrido é capaz de melhorar a escalabilidade da IE, alcançando um maior número de estudantes e outros segmentos. O uso da sala de aula e plataformas de ensino online, abre o caminho para que a instituição de ensino amplie o portfólio de cursos ofertados.

5- Acréscimo da motivação docente

Quando se apresenta novos desafios ao corpo docente, se percebe o aumento da motivação, que reflete no clima organizacional da IE. Algumas vezes, a rotina pedagógica não apresenta grandes variações, mesmo com a rotatividade de estudantes ano a ano. Com o blended learning, o professor tem a sua disposição ferramentas para se aprimorar, exercitar a criatividade e desenvolver novas metodologias.

ensino híbrido é capaz de ir muito além dos computadores e da produtividade. Ele consiste em criar ou adaptar novos ambientes de aprendizado, capazes de agregar mais versatilidade e autonomia aos professores e estudantes.

Cabe ao gestor acadêmico liderar e guiar o processo de desenvolvimento educacional, resultando em novas estratégias, modelos e plataformas. A implementação do blended learning pode ser o primeiro passo de uma jornada rumo a grandes transformações.

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link