5 metodologias de ensino inovadoras para desenvolver na sua IE

5 metodologias de ensino inovadoras para desenvolver na sua IE Matheus Soluções, sistema de gestão escolar com EAD

5 metodologias de ensino inovadoras para desenvolver na sua IE

A união entre tecnologia e educação é vital para dinamizar os processos pedagógicos já existentes e incentivar o surgimento de novas metodologias e práticas de docência, como o ensino híbrido e o e-learning. Além do mais, essa junção revoluciona as maneiras de se gerar conhecimento, democratizando o acesso ao estudo com o EAD. Pensando nisso, elencamos abaixo as principais metodologias a serem exploradas no âmbito escolar e acadêmico e sua importância para a formação do estudante.

1. Ensino híbrido: a tecnologia na educação que visa integração

O ensino híbrido, ou blended learning, tem o intuito de integrar o mundo on e offline, unindo duas dinâmicas diferentes em prol do desenvolvimento do aluno. Ou seja, une o método de ensino presencial e o dinamismo das tecnologias para auxiliar o professor no desenvolvimento do seu plano de ensino e os estudantes em atividades extraclasses.

Desse modo, o ensino híbrido promove a junção entre tecnologia e educação, possibilitando aos estudantes terem o suporte de aprendizado por meio de videoaulas, games, conteúdos digitais, exercícios e tutorias, dispostos em um sistema interativo, adquirindo o papel de protagonista no ensino, enquanto que o professor atua como um gestor, direcionado para garantir a compreensão do conteúdo.

Leia mais: Confira as oportunidades para a sua IE com o ensino médio a distância

2. E-learning: o primeiro grande passo para a evolução do EAD

e-learning ou aprendizagem eletrônica, é uma modalidade de ensino que se utiliza da internet para a difusão de conteúdos de ensino, objetivando a ampliação do conhecimento e da formação de estudantes. Usa como meio, computadoressmartphones tablets com o apoio de uma plataforma que gerencia a distribuição desses conteúdos de aprendizagem.

Essa metodologia é dividida em duas formas: síncrono, com cursos ao vivo, via chat ou transmissão simultânea (a famosa sala de aula virtual) e o assíncrono, que são os cursos já gravados, que utilizam a tecnologia, para flexibilizar os horários de estudos. Essa integração da tecnologia com a educação, compõe o formato de ensino hoje comumente chamado de EAD.

Dessa forma, o conceito do EAD que teve início no século XVIII com os famosos cursos por correspondência evoluiu, adaptando-se à internet. Migrou para os telecursos e agora para o ensino médio, graduações e pós-graduações. Assim, o que antes era uma simples distribuição de conteúdos, passou a ser uma modalidade de ensino, o Ensino a Distância – EAD, com conhecimento organizado e coordenado, chegando aos estudantes e interessados independentemente de seu espaço geográfico.

Faça o download do infográfico mais completo sobre a história do EAD no Brasil

3. Aprendizagem baseada em equipes

A aprendizagem baseada em equipes é uma metodologia desenvolvida em 1970 por Larry Michaelsen nos cursos de administração, sendo direcionada a grandes classes de estudantes. Ela busca criar oportunidades e garimpar os benefícios do trabalho em grupo, como a colaboração mútua e a empatia pelo colega. É recomendada para turmas entre 25 até 100 estudantes.

Em 2001, o governo norte-americano financiou educadores da área das Ciências da Saúde para difundir novas estratégias de ensino, sendo a aprendizagem baseada em equipes a escolhida. Como resultado, várias escolas de diferentes áreas tiveram seu corpo docente capacitado nessa metodologia, especialmente as escolas médicas.

4. Design thinking

Design thinking é um método de resolução de problemas que trabalha por meio do pensamento visual, estimulando o trabalho em equipe, a colaboração e a coletividade.

O processo une aspectos sociais como visão de mundo e cultura, com o intuito de obter uma solução mais completa para os problemas enfrentados, compreendendo as necessidades “humanas” de quem é impactado pela solução proposta. O interessante é que essa metodologia pode ser utilizada em qualquer área, visto que visa a satisfação do “agente problema”, o que só pode ser alcançado quando trabalhado tendo a empatia com base da solução do problema.

5. Metodologia ativa

metodologia ativa consiste em colocar o professor como um intermediador, desenvolvendo a autonomia do estudante e colocando-o como centro de aprendizagem. Metodologia que representa a união entre tecnologia e educação, pois o mundo virtual desempenha um papel importante em seu desenvolvimento, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (games, estudos, exercícios e pesquisas). Assim, o aluno busca assimilar o conteúdo de maneira autônoma enquanto o docente auxilia sanando suas dúvidas e analisando o caminho do conhecimento que o estudante está percorrendo.

Outro ponto interessante da metodologia ativa é o compartilhamento do saber que ocorre entre os estudantes. Estimulados ao debate, expõem suas opiniões em sala, aguçando o senso crítico.  Fato que faz com que o aluno deixe de ser passivo, apenas ouvindo o que professor diz, e passe a ser mais ativo, contribuindo para sua aprendizagem e de seus colegas de classe.

A junção entre tecnologia e educação, propícia o avanço de diversos novos métodos de aprendizado e serve de alicerce para garantir ao estudante uma experiência extraclasse positiva, tornando o saber mais democrático e estimulante, alcançando os diversos perfis de estudantes. Esses benefícios se estendem a toda instituição de ensino, que terá professores mais motivados e engajados, além de se mostrar como uma IE atenta às novidades e interessada em oferecer a melhor experiência de aprendizado possível.

Para implementar essas metodologias é necessário dispor de ferramentas de gestão escolar capazes de atender as necessidades e objetivos propostos pela IE. Com a intenção de auxiliar as instituições, a Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar oferece soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de processos, tornando as instituições mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância, a melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil, avaliada com cinco estrelas pelo MEC por sua dinâmica e integração da tecnologia na educação.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me