Melhorar o acompanhamento dos alunos pode reduzir a evasão escolar

Melhorar o acompanhamento dos alunos pode reduzir a evasão escolar

Melhorar o acompanhamento dos alunos pode reduzir a evasão escolar

A evasão escolar no Brasil tem índices alarmantes, sendo o 3º na lista de 100 países com maior evasão dentre os países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ficando atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%).

Já nos dados que levam em consideração a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e a renda per capita, o Brasil fica na 85º posição, nesse mesmo estudo.

tabela pnud

Foto: Universidade Federal de Juiz de Fora

Há fatores que motivam a grande evasão escolar como trabalho para ajudar a família,  gravidez na adolescência, dificuldade com o transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, bullying e, principalmente, a falta de interesse. Dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2006, que 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos tinham abandonado os estudos por falta de interesse. Muitos jovens se cansam da baixa qualidade do ensino e desistem dos estudos precocemente.  O depoimento do conselheiro Ricardo Henriques, do movimento Todos Pela Educação, reforça o problema:

“A evasão não é opção neutra do aluno; ela é estimulada por uma escola que não produz vínculos de atratividade para alguns perfis de jovens”

A baixa qualidade do ensino pode estar associada à falta de dedicação e atenção dos professores e gestores que não buscam maneiras de aprimorar as metodologias dentro de sala de aula, além de não buscarem entender as motivações dos alunos para desistência. Manter o contato constante com os alunos pode ser decisivo para manter os jovens dentro da sala de aula. Observar a falta de um aluno e ir atrás dele para entender suas preocupações é uma tarefa essencial dos professores. Os educadores devem passar essas informações para os gestores, que tem o papel fundamental de entrarem contato com esses alunos e filtrarem suas reclamações sobre as aulas. Os jovens tem que sentir que eles são importantes para os professores, gestores e, principalmente, para a instituição. O feedback dos estudantes tem que ser levado em consideração porque, caso seja ignorado, se tornará uma motivação ainda maior para deixar a escola.

Uma boa opção para manter os alunos mais engajados nas atividades em sala é o uso da tecnologia. Aplicar novos métodos que vão além do popular giz e quadro darão uma motivação maior para os jovens, que entrarão em contato com o conhecimento e informação de maneira inovadora. O conteúdo excessivo aplicado nas séries cansa os estudantes, especialmente se esse conteúdo não é mostrado de maneira diferenciada. Utilizar-se da tecnologia pode ser a maneira ideal para manter os jovens focados e interessados.

Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado do ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos e no gerenciamento de informações, incluindo um completo sistema de gestão financeira, controle de cobranças e inadimplência.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link