Marketing Escolar: como criar uma área de marketing na sua instituição

Marketing Escolar: como criar uma área de marketing na sua instituição

Estratégias de marketing podem auxiliar na captação de alunos para a instituição de ensino. Saiba como formatar essa área e se diferenciar da concorrência!

O setor de marketing é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Essa área se dedica ao estudo de mercado, define o posicionamento da marca e conhece o público ideal para o negócio, elaborando estratégias e ações certeiras para atrair novos clientes e manter os atuais. Uma equipe de marketing qualificada pode avaliar com clareza os objetivos da empresa e potencializar seus resultados.

Dentro de uma instituição de ensino não é diferente. Uma equipe de marketing pode ajudar na retenção de estudantes e também a aumentar o número de matrículas, atraindo novos alunos.

Uma equipe especializada na área de marketing escolar é essencial para que as estratégias se tornem ações efetivas durante o ano todo. Ela é capaz de definir uma linha de comunicação para a instituição, aprimorar a presença nos meios digitais, fidelizar clientes, criar anúncios para prospecção, produzir conteúdos informativos por meio de blogs, vídeos, podcasts e até mesmo idealizar uma nova identidade visual.

Separamos algumas dicas para que você começar a desenvolver o setor, confira! 

Marketing educacional

O primeiro passo, antes de definir a equipe responsável pelo marketing, é compreender as reais necessidades de comunicação da sua instituição de ensino. Isso é feito de acordo com o porte e realidade da empresa para traçar os principais objetivos, juntamente com as metas de curto, médio e longo prazo.

Dentro desse planejamento, também é preciso estabelecer o orçamento disponível para investir nessa área. Isso influencia diretamente no tamanho da equipe que será formada e também nos recursos que serão investidos para transformar cada objetivo em uma ação prática.

Uma boa equipe de marketing vai identificar os desafios do mercado e da instituição de ensino para então definir os melhores meios para atingir as metas da gestão escolar. Por isso, na hora de estruturar esse setor, é preciso conhecer os profissionais que devem fazer parte da equipe:

Analista de marketing

Esse profissional é responsável por toda a parte analítica e administrativa dentro do setor de marketing. É ele quem faz o diagnóstico das necessidades da instituição, coordena a implementação das estratégias do setor e define os objetivos a serem atingidos.

Social Media

Uma instituição de ensino precisa ter presença nas redes sociais, afinal, é onde grande parte do seu público-alvo se encontra. O social media vai cuidar da atuação da empresa nas redes, criando publicações, respondendo comentários, sanando dúvidas e interagindo diretamente com a sua audiência.

Redator

Todos os conteúdos relacionados ao marketing da instituição passam pelo redator. A produção de texto deve estar alinhada com a estratégia de conteúdo, que normalmente trabalha com ações de SEO – para encontrar rapidamente o site da sua instituição nas pesquisas do Google -, apostando na produção textos para blogs. O redator também pode atuar criando chamadas mais curtas para anúncios e redes sociais.

Designer

O designer é responsável pela parte visual do conteúdo. É ele quem faz a criação de todas as peças gráficas, sejam elas on-line ou off-line.

Leia também: Reforma Trabalhista: a diferença entre contrato intermitente e autônomo

Agências de Marketing: solução na terceirização

A equipe de marketing pode ser maior ou menor, dependendo da realidade e porte da organização. Uma estratégia interessante e que pode ajudar a economizar recursos é terceirizar o marketing, contratando uma agência.

Afinal, com suporte especializado, fica ainda mais fácil colocar as primeiras ações em prática. Além disso, a expertise da agência pode potencializar ainda mais os resultados da sua instituição de ensino e trazer caminhos mais claros para o desenvolvimento futuro de um setor interno de marketing.

Essa prática é interessante especialmente para instituições de pequeno e médio porte, pois a agência vai mensurar os recursos investidos e resultados obtidos com cada ação desenvolvida durante o ano letivo, dinamizando o setor e trazendo otimização de tempo para o gestor escolar.

Confira mais dicas de como destacar a sua instituição da concorrência

Um direcionamento bem definido com a equipe de marketing pode contar como um grande diferencial para a sua instituição de ensino. Lembre-se que esse setor é o braço direito da empresa – seja interno ou terceirizado – e deve estar sempre alinhado com as perspectivas de resultado da instituição. 

Gestor, como você organiza o marketing da sua instituição de ensino? Conte para a gente nos comentários!

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário