Marketing educacional: como atrair alunos em 3 dicas essenciais

Marketing educacional: como atrair alunos em 3 dicas essenciais | Matheus Soluções, sistema de gestão escolar com sistema EAD

Marketing educacional: como atrair alunos em 3 dicas essenciais

O marketing educacional é uma estratégia fundamental para a sua instituição de ensino se destacar da concorrência. Confira 3 dicas efetivas de como captar alunos!

Aumentar a captação de alunos é um dos grandes desafios da gestão escolar. Quando consideramos a instituição de ensino como uma empresa, que disponibiliza um serviço e precisa alcançar um público-alvo, podemos entender a importância de aplicar o marketing educacional.

O marketing bem aplicado em instituições de ensino é uma forma de se destacar no mercado e também aumentar o número de novas matrículas.

O primeiro passo para montar uma estratégia efetiva é conhecer a persona da sua instituição de ensino. Ou seja, uma representação do seu cliente ideal.

Essa persona é montada de acordo com informações levantadas da base atual de estudantes e clientes em potencial. Com esses dados é possível entender as necessidades e dores do seu futuro aluno, criando uma estratégia de marketing segmentada para atingir esse público específico.

O marketing também influencia na retenção dos estudantes atuais. O Mapa do Ensino Superior no Brasil, demonstrou que a evasão em cursos de graduação em 2017 foi de 25%, e na modalidade EAD 34%. Com um marketing bem aplicado, é possível manter os alunos fiéis à instituição até o final do curso.

Os investimentos em marketing educacional tendem a fortalecer ainda mais a marca da instituição, aumentando a credibilidade no mercado. Separamos 3 dicas para aplicar o marketing na sua gestão de ensino. Confira!

1- Marketing digital para Instituições de Ensino

Uma pesquisa do Governo Federal apontou que 65% dos brasileiros entre 16 e 25 anos usa a internet todos os dias, por cerca de cinco horas. Os jovens consomem muita informação on-line, por isso campanhas de marketing em meios digitais podem ser a ferramenta certa para aproximar-se do público-alvo da instituição.

Optar por uma instituição de ensino é uma escolha complexa que precisa de tempo de análise, afinal envolve a educação, carreira, desenvolvimento pessoal e profissional, além de tempo e dinheiro a ser investido. Nesse aspecto, a internet pode ser fundamental e ter uma influência direta na decisão do estudante sendo utilizada como ferramenta estratégica de inbound marketing, para atrair estudantes que estejam em dúvida quanto à escolha da sua futura instituição de ensino.

Inbound marketing para escolas

O inbound marketing é uma forma de atrair possíveis clientes, despertando o seu interesse pelo serviço oferecido com conteúdos informativos para conduzi-los até a decisão final de compra.

No caso educacional, o inbound oferece temas relevantes, não apenas para promoção da instituição de ensino – demonstrando seus diferenciais -, mas entregando assuntos que sejam relevantes para o estudante, como dicas para escolher um curso ou sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades.

A lógica da estratégia de inbound é informar os interessados antes de tomarem a decisão. E sua instituição pode fazer isso por meio de conteúdos que possam auxiliar na escolha e que sejam informativos para conquistar a confiança do interessado. Afinal, cerca de 60% dos consumidores fazem sua escolha de compra antes mesmo de conversar com um vendedor.

Para o inbound ser efetivo, a nossa sugestão é começar com um blog dentro do site oficial da sua instituição e realizar postagens regulares com temas de interesse dos seus atuais e futuros alunos. Além disso, as redes sociais também são uma ótima ferramenta para fortalecer a imagem da instituição e monitorar o engajamento com alunos e mercado.

2- Marketing off-line

Além das estratégias do marketing digital, também é possível investir em mídias tradicionais. As campanhas fora do meio digital envolvem comerciais em TV, rádio, outdoors, anúncios em revistas e também mobiliário urbano, como pontos de ônibus.

Essas estratégias têm um alcance diferente do digital. As campanhas apresentam um conteúdo relacionado diretamente com a venda, destacando os diferenciais da instituição de ensino. É uma ferramenta de posicionamento que ajuda a fazer com que mais pessoas reconheçam a sua marca.

As campanhas off-line tendem a impactar diversas pessoas pelo tempo que ficam no ar. A segmentação pode ser definida pelos canais utilizados, locais de exposição – outdoors e mobiliário urbano –, horários de exposição – no caso de TV e rádio. O alcance de campanhas off-line podem ter um impacto significativo na sua estratégia de marketing.

Dentro de suas ações estratégicas de marketing, objetivando a captação de novos estudantes, é possível ainda, contratar uma assessoria de imprensa, para garantir espaço na mídia espontânea, que normalmente tem um peso maior de engajamento do que anúncios pagos.

Lembre-se de elaborar relatórios com custos e gastos com cada ação off-line. Isso é importante para mensurar os resultados obtidos de cada estratégia. Com esses dados em mãos é possível identificar a assertividade de cada canal utilizado na estratégia, servindo de fonte de informações para elaborar as próximas campanhas.

3- Ações de relacionamento

As ações de relacionamento também podem contar como estratégias para captação de alunos. É uma forma de aproximar a instituição com seus atuais e futuros alunos, oferecendo experiências de interesse desse público.

Por exemplo, é possível realizar feiras de profissões, contando com pessoas que já atuam no mercado de trabalho e que estudaram na sua instituição. Essa é uma forma de sanar dúvidas, compartilhar novidades sobre o mercado de trabalho, ampliar rede de contatos e ainda fortalecer a imagem da instituição de ensino.

Também é possível preparar outros eventos dentro da instituição, como: competições esportivas, palestras, painéis, oficinas profissionais ou workshops. O gestor escolar pode elaborar um calendário contendo todos os eventos do ano e planejar as estratégias de divulgação com ações de marketing, on-line ou off-line.

Elaboramos um infográfico gratuito com 5 dicas para melhorar ainda mais a captação de alunos da sua instituição, baixe agora mesmo:

Todas essas estratégias e ações devem acontecer de forma contínua e se possível de forma integrada, não apenas em momentos específicos, como o período do vestibular e época de matrículas e rematrículas. Afinal, o estudante pode levar entre cinco e oito meses para tomar a decisão final de estudar na sua instituição de ensino – ou mudar para outra –, por isso as campanhas devem ser constantes.

Gestor, quais as ações foram mais efetivas para a sua instituição de ensino: digital, off-line ou de relacionamento? Conte para gente nos comentários como você planeja e implementa o seu marketing educacional!

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário