Liderança educacional: 4 características de um gestor de alta performance

Liderança educacional: 4 características de um gestor de alta performance

Liderança educacional: 4 características de um gestor de alta performance

Se tornar um gestor educacional de alta performance é uma tarefa desafiadora. Este objetivo demanda certos cuidados e bastante dedicação. Porém, o uso de sistemas de gestão acadêmica facilita a comunicação pedagógica e vários processos da instituição de ensino.

Buscando sempre auxiliar os gestores de instituições de ensino a otimizarem suas atividades diárias, nós da Matheus Soluções separamos 4 características de um gestor educacional de alta performance.

  1. Exemplar

Paulo Freire, o maior gestor educacional do Brasil, já dizia: “A existência humana, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo”. Ou seja, um gestor de alta performance não apenas dita regras. Incorpora-as em sua vida, tornando-se uma inspiração para todos os membros da IE.

  1. Empático

 A empatia é um dos valores que regem o mundo, e para uma boa convivência ela é mais do que necessária, pois cria um elo entre o líder e o aprendiz. O livro “A importância da empatia na educação”, publicado pelo Instituto Alana, afirma: “a criação do vínculo entre educador e educando ocorre com a presença afetiva do professor em sala de aula como uma pessoa viva, inteira, verdadeira, genuína”. Portanto, trabalhar essa característica resulta em respeito, além de facilitar o processo de gestão de pessoas, que é recorrente no meio educacional.

  1. Descentralizador

A descentralização é uma característica essencial de um gestor de alta performance, porque faz com que o educando seja o protagonista de todo o processo de educação, resultando na autonomia do aluno. E cabe ao líder educacional ser o mediador de todo esse processo. Algumas instituições de ensino aderem a esse método para dinamizar a relação e troca de conhecimento entre aluno e professor.

“A experiência tem trazido bons frutos e a qualidade das aulas e a participação ativa dos alunos vem surpreendendo a todos”, afirma Marcos José, professor da PUC-PR, desde 2000.

  1. Atualizado

Para desenvolver o exercício perfeito da liderança educacional o gestor deve se manter atualizado para desenvolver uma comunicação afetiva com os educandos, seja por meio das novas tecnologias, como smartphones e mídias sociais, ou com o uso de sistemas para facilitar a aprendizagem, como o Learning Management System.

Christian Schwartz, em 1999, no seu livro “Veja Vida Digital”, já dizia: “computador e internet na sala de aula nas mãos de professores treinados formam um importante instrumento de ensino”. Ter acesso à internet não é mais uma questão de aumentar a capacidade de aprendizagem ou de tornar as aulas mais interativas. Passou a ser vital; é como saber ler e escrever nos anos 50.

A Matheus Soluções Sistema de Gestão Acadêmica – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link