Caminhos para integração da tecnologia na educação

Caminhos para integração da tecnologia na educação Blog Matheus Soluções, sistema de gestão academica, escolar e educacional, ideal para a sua instituição de ensino

Caminhos para integração da tecnologia na educação

Com o impacto causado pela tecnologia na educação, as instituições de ensino e os professores estão se adaptando às novas tendências pedagógicas, utilizando ambientes virtuais, como o EAD, e outras ferramentas tecnológicas para garantir um aprendizado mais engajador, dinâmico e atrativo às novas gerações de estudantes.

Com o ambiente virtual implementado na instituição de ensino, cabe ao professor gerenciar este espaço e suas ferramentas de modo a ampliar a obtenção e a consolidação de conhecimento.

O primeiro passo é adaptar dinâmicas que envolvam o uso de celulares, tablets, computadores e simuladores, concentrando parte da execução da aula nestas ferramentas. Desse modo, o estudante é estimulado a participar da aula de forma mais ativa e, por consequência, acaba absorvendo mais conhecimento, aguçando sua proatividade.

O segundo passo é ser um suporte para o aluno para que ele não se sinta desamparado. Em atividades em ambientes virtuais, por exemplo, é necessário que o docente dê suporte e tutoria – tirando as dúvidas sobre o conteúdo e até mesmo sobre o funcionamento da ferramenta – para que o estudante extraia o máximo da atividade proposta.

O terceiro passo é deixar claro as funções de cada um: o aluno não pode se distanciar do docente e tomar para si a construção das prioridades de estudo, pois as ferramentas tecnológicas podem tirar o foco do estudante se não forem bem administradas. Fica a cargo do professor esse gerenciamento dos conteúdos e as suas etapas respectivas.

Uma metodologia já utilizada em grandes centros universitários e possível de ser aplicada em qualquer IE, é a criação de blogs de compartilhamento de conhecimento. Essa junção da tecnologia e educação funciona distribuindo os conteúdos produzidos em trabalhos e experiências no blog da disciplina, geralmente dentro da plataforma de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – ou até mesmo no próprio site da instituição. Como resultado dessa prática, os estudantes se sentem prestigiados e valorizados pela IE, e também é gerado um vínculo de cooperação entre os colegas.

Caminhos para a instituição de ensino

Os professores também necessitam de suporte para essas implementações. E aí entra a participação da gestão acadêmica da instituição de ensino, com iniciativas que fomentem a integração da tecnologia e educação. Para isso, existem iniciativas e ferramentas que conseguem dinamizar a rotina educacional e potencializar o aprendizado dos alunos, criando um diferencial competitivo para a IE frente aos seus concorrentes.

Dentre algumas estratégias que diversas instituições estão apostando são as bibliotecas virtuais, pois elas facilitam e estimulam a leitura e o acesso ao conhecimento. Com a popularização dos livros digitais e dos tablets, e-readers e smartphones, é possível ofertar os materiais de estudo a todos os estudantes ao mesmo tempo. E o melhor: sem prazo de devolução e o deslocamento até a biblioteca física.

Outra estratégia que já vem sendo utilizada em universidades brasileiras é o estímulo ao empreendedorismo, trabalhando a criatividade dos estudantes no desenvolvimento de novos produtos, serviços e formas de atuação no mercado. Assim, a instituição fomenta no corpo discente possibilidades de, no futuro, se tornarem empreendedores, utilizando a inovação para enfrentar os desafios profissionais desde cedo.

Para alcançar esse objetivo, um caminho é trabalhar com o conceito de “empresa experimental” dentro da instituição de ensino: empresas compostas e geridas por alunos com atuação efetiva no mercado – contando com a presença de um professor orientador.

Por exemplo, alguns cursos de comunicação têm em sua estrutura agências experimentais, que introduzem uma vivência real de mercado de trabalho dentro das instalações da instituição. Essa metodologia coloca o aluno em contato com o dia a dia de uma empresa da sua futura área de atuação profissional, gerando rotina de trabalho e disciplina de entregas para os clientes da agência, que são companhias reais e com demandas efetivas.

Como resultado, há maior desenvolvimento de questões fundamentais para uma vida profissional bem-sucedida: criatividade, planejamento, estratégia, resolução de problemas, ética e experiência.

Portanto, vemos que os caminhos a serem explorados para uma efetiva integração da tecnologia na educação para gerar novos saberes, estimular o pensamento criativo e o empreendedorismo são variados, cabendo a IE o papel de dar o suporte possível para que o aluno trilhe seus caminhos. E para consolidar esta estrutura, a instituição precisa contar com tecnologia e sistemas de gestão de ensino de alta qualidade. Nós da Matheus Soluções há 19 anos oferecemos soluções e ferramentas tecnológicas para a melhoria e gestão de processos das instituições de ensino, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – Conceito 5 no MEC. A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link