Inovação: como a tecnologia causou um impacto no mercado de educação

Inovação: como a tecnologia causou um impacto no mercado de educação

Inovação: como a tecnologia causou um impacto no mercado de educação

A tecnologia tem proporcionado inovação em todos os setores do mundo, trazendo mudanças e mobilizando as relações sociais. Seus efeitos também foram sentidos no mercado de educação, no qual se desenvolveu novas metodologias de aprendizado, como o ensino híbrido, além de ampliar as relações entre aluno e professor. Veja abaixo como o impacto da tecnologia evoluiu a educação ao redor do mundo.  

Inovação por meio do Ensino a Distância (EAD)

Quem diria que as pessoas poderiam cursar uma graduação inteira ou um curso técnico por videoaulas. É isso que o EAD proporciona, um aprendizado sem sair de casa, realizando tudo por meio da internet. Segundo a ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância, “70% das instituições públicas que ofertam cursos de EAD contam com alunos que estudam e trabalham”. Ou seja, que se beneficiam da possibilidade de encaixar os estudos com a rotina mais facilmente.

O MEC destaca que, entre 2003 a 2013 haviam cerca de 3,3 milhões de pessoas matriculadas no Ensino Superior. Porém, um terço das matrículas correspondiam a cursos de ensino a distância. Ou seja, ocorreu uma inovação no mercado de educação por impacto da tecnologia, pois ela democratizou a inserção de pessoas na educação superior, transformando o tempo em uma oportunidade e não mais em uma barreira.

O impacto da tecnologia por meio das Metodologias Ativas

A tecnologia foi pivô na construção de metodologias ativas, as quais tornam o aluno em protagonista da construção do ensino. Grandes instituições brasileiras, como a PUC-RJ, já aderiram a esse método. De acordo com o National Training Laboratories, “uma palestra ou aula de exposição de conteúdos permite que o jovem absorva apenas 5% do que é apresentado. Em contrapartida, na metodologia ativa, os estudantes conseguem captar até 50% do que dizem ou escrevem em uma discussão, pois o processo de ensino é mais dinâmico”.

O impacto da tecnologia é deslumbrante, pois aparelhos como smartphones e tablets têm sido fundamentais para construir um aprendizado mais dinâmico, envolvente e que mobiliza as relações entre alunos e professores.

A tecnologia na educação como instrumento de inserção social

A tecnologia também causou inovação na inserção de alunos com necessidades especiais. Hoje, estudantes com deficiências auditivas, visuais e físicas têm a possibilidade de frequentar escolas regulares, pois existem instrumentos disponíveis no mercado de educação que possibilitam tal fato. Um exemplo são softwares para deficientes visuais que auxiliam o aluno a executar qualquer ação em computadores e na internet.

Segundo o Censo Escolar do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2005, cerca de 114.834 crianças especiais estavam matriculadas em salas regulares. Número que aumentou 6,5 vezes em 2015, indo para 750.983 alunos.

Portanto, os impactos tecnológicos têm mobilizado a maneira de se trabalhar com educação no Brasil, pois se alterou o elo entre aprendizagem, dinâmica e tempo. Hoje, aprender não é mais um desafio, mas sim uma oportunidade.

A Matheus Soluções Sistema de Gestão Acadêmica – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário