Gestão acadêmica: a nova escola com modernos processos pedagógicos

Gestão acadêmica: a nova escola com modernos processos pedagógicos | Blog Matheus Soluções, sistema integrado de gestão escolar com o sistema EAD nota 5 pelo MEC

Gestão acadêmica: a nova escola com modernos processos pedagógicos

O mundo está cada vez mais dinâmico e conectado. Mudanças e novas tecnologias surgem constantemente, e no âmbito educacional isso não é diferente. As instituições de ensino buscam aprimorar seus processos pedagógicos, utilizando tecnologias na educação para modernizar a relação entre escola, corpo docente e discente, além de inovar na forma de ensinar. Considerando que parte da geração millennials e a geração Z são íntimos das novas tecnologias, estratégias de aprendizado que utilizem avançadas ferramentas tecnológicas de ensino, podem fazer toda diferença na hora do estudante optar por determinada escola, fazendo desse fator um diferencial e vantagem competitiva para a instituição.

O uso desses avanços tecnológicos proporcionam ao professor o papel de mediador de conhecimento, inovando suas aulas com metodologias ativas como sala invertida, ensino híbrido, e-learning, entre outras, integrando o ambiente presencial da escola com as possibilidades do mundo virtual, mantendo o aluno engajado, estimulado e possibilitando maior dinâmica de aprendizado.

Tecnologia na educação e metodologias educacionais

Tecnologias como smartphones, tablets e computadores fazem parte do nosso dia a dia, e com a propagação da internet, abrem-se enormes possibilidades de inovação e dinamização dos processos e didáticas pedagógicas, incorporando o uso da tecnologia para motivar o estudante e colocá-lo como parte importante no protagonismo da obtenção do conhecimento.

Processos de ensino-aprendizagem que utilizam a tecnologia na educação, conseguem dinamizar o dia a dia de sala de aula, como o e-learning, que une as possibilidades da internet para o compartilhamento de conteúdos de ensino, e o blended learning, que integra o mundo on e offline, unindo duas dinâmicas diferentes em prol do desenvolvimento do corpo discente e da construção do conhecimento. Esses são exemplos desse novo momento na forma de ensinar, que possibilita ao professor mediar e tutorar a transmissão do conhecimento, sem perder de vista a pluralidade das necessidades dos alunos e as métricas de aprendizado.

Investir em infraestrutura torna a educação mais assertiva

O ambiente e a estrutura de ensino devem ser atrativos e estimulantes para os estudantes, que buscam por meio da sua formação experiências de aprendizagem. Dessa forma, reduz-se questões que cerceiam a educação brasileira, como a evasão escolar. Além disso, um ambiente educacional dinâmico e inovador, que permita maior interatividade docente-discente, propicia ao gestor perceber e antecipar-se a problemas que possam interferir no desenvolvimento do estudante.

Mudanças de layout de salas, do local onde são ministradas as aulas, o uso de ambientes experimentais e interativos, entre outras iniciativas, são soluções que vêm sendo adotadas em países que são referências em educação, como a Finlândia, que buscam por meio da inovação, mudar os métodos tradicionais na forma de ensinar e obter melhores resultados formativos e educacionais.

Gestor acadêmico, você tem uma estrutura digital em sua escola?

Além de processos de ensino-aprendizagem inovadores, as instituições também estão investindo em infraestrutura digital com a adoção de sistemas de gestão acadêmica que facilitam seus processos e rotinas internas, otimizam o tempo dos setores administrativos e acadêmicos, dinamizam o acesso a informações acadêmicas e conteúdos de ensino para o corpo discente e integram com eficácia a escola com o estudante.

Nós da Matheus Soluções estamos há 19 anos oferecendo às instituições de ensino soluções e ferramentas para o aprimoramento e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o nosso Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e solicite uma demonstração.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me