Prêmio para enfrentamento de evasão escolar

evasão escolar

Prêmio para enfrentamento de evasão escolar

A evasão escolar, é um dos impactos causados pela pandemia na educação ainda afetam os colégios. Muitos dos alunos reduziram a frequência ou pararam permanentemente de ir à aula. Outros exemplos são:

  • A mudança de ensino, com o aprendizado em casa – mesmo que com limitações de tecnologia;
  • A dificuldade no ingresso na universidade, por não conseguirem concluir no período previsto ou mesmo por dificuldade de aprendizagem remota;
  • Por conta da dificuldade citada acima, as perspectivas de emprego diminuíram.

Diante disso, medidas de retenção tiveram que ser tomadas e, para incentivar essas práticas, foi criado o “Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica”, iniciado pela Geledés – Instituto da Mulher negra em parceria com o Instituto Unibanco.

Objetivo

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar boas práticas de enfrentamento à evasão escolar, que estejam atentas à raça/gênero/território/deficiências, e fazendo com que estas sejam apoiadas e valorizadas.

Sobre a premiação:

Com edital aberto em janeiro de 2022, e até a data de hoje (16/06/2022), ainda está em processo de análise das propostas que atendem ao objetivo do prêmio. As categorias e premiações de cada uma delas são:

  • Gestão Educacional (secretarias municipais e estaduais de educação e diretoria regionais de ensino) – que segue os eixos temáticos de: monitoramento de indicadores educacionais, orientação e acompanhamento das escolas e metodologias de busca ativa.
    A premiação nesta categoria conta com Certificação de Secretaria Promotora de Equidade Racial;
  • Gestão Escolar (Escolas) – monitoramento da evasão escolar, estratégia de busca ativa, comunicação com as famílias e acompanhamento de estudantes; Será premiado com kit multimídia (projetor, computador, tela, caixa de som e microfone);
  • Organizações Estudantis – Comunicação entre pares, acolhimento e apoio aos estudantes. O prêmio será um Kit Rádio Escolar (computador, mesa de som, fone de ouvido, caixa de som, microfone e cabos)

Dicas para retenção escolar

Esta premiação servirá como inspiração e fortalecimentos de boas práticas a outras colégios que passam por situações de evasão escolar, já que toda atitude que fortaleça o retorno e fortalecimento é considerada próspera.

No e-book abaixo, você encontra dicas gratuitas da Matheus Soluções para captação e retenção de alunos.  

evasão escolar
Sem comentários

Postar Comentário