Evasão escolar: como identificar, agir e combatê-la [+ dicas práticas]

Evasão escolar: como identificar, agir e combatê-la [+ DICAS PRÁTICAS] | Matheus Soluções, sistemas de gestão acadêmica com foco em facilitar a gestão escolar e potencializar os gestores escolares

Evasão escolar: como identificar, agir e combatê-la [+ dicas práticas]

A evasão escolar está presente em todas as instituições de ensino e é um dos grandes desafios do gestor acadêmico e uma pauta constante no meio educacional que dá origem à busca de estratégias e formas de combatê-la.

As motivações que levam o estudante a abandonar a escola, vão desde fatores econômicos – precisam trabalhar para manter a si ou a família – até situações como dificuldade de mobilidade urbana, de relacionamento social e a própria qualidade do ensino que lhe é oferecido.

Com base nessas constatações, é necessário analisar o problema e traçar um planejamento estratégico, para definir um plano de ações que permita a instituição enfrentar a evasão escolar.

Como identificar a evasão escolar

Os estudantes não decidem abandonar os estudos de uma hora para a outra. Existem indícios de que o aluno está ficando desinteressado pela vida acadêmica e isso serve de alerta para a instituição. Vejamos alguns deles:

  • a atenção do aluno em aula diminui drasticamente, aparentando estar alheio ao que ocorre em sala de aula;
  • pequenas tarefas como a leitura de textos, pequenas pesquisas complementares ao tema da aula ou trabalhos extraclasse não são feitas;
  • a frequência dos alunos às aulas começa a ficar cada vez mais esparsa;
  • a baixa motivação do aluno em participar de atividades em grupo, discussões de temas de estudo ou disposição para expressar suas dúvidas fica evidente.

Identificados esses sinais no estudante (seja por professores, coordenadores ou por um sistema de gestão acadêmica), a instituição, por meio de seu quadro pedagógico, precisa agir e pôr em prática seu plano de ação para enfrentar a evasão escolar, ou se não tiver, propor urgentemente a criação de um.

Lembre-se, para que o estudante permaneça na instituição é importante que ela seja um espaço acolhedor, estimulante, provocador e transformador. Coloque-se no lugar de seu aluno e se questione: o que me motiva a ir diariamente para minha escola? Fazendo esse exercício possivelmente você encontrará respostas interessantes.

Como combater a evasão escolar

O primeiro passo para combater a evasão escolar é obter informações sobre a incidência dela. Ao analisar os dados históricos da sua instituição de ensino é bem provável que seja evidenciado uma sazonalidade, na qual as taxas de desistência aumentam. Períodos de avaliações, final de semestre, período de rematrícula, mudanças de corpo docente, são alguns exemplos de dados que podem estar “conectados” à evasão escolar. Nesse caso, uma análise de “causa e efeito” pode apontar algumas estratégias que irão compor seu plano de ação.

Ainda como exemplo, se a sua instituição trabalha com o ensino básico, é provável que os dados apontem dois momentos de aumento da evasão: anos finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Essa época é quando o estudante passa por um processo de mudança física, metabólica e psicológica. Portanto, entender que o emocional é o que vai reger esse aluno nesses períodos vai ajudar a gestão escolar a elaborar estratégias mais efetivas de retenção de alunos.

Conhecendo alguns dados sobre o perfil da evasão dentro da instituição, é possível colocar em prática algumas ações de prevenção. A principal – e mais básica – delas é garantir condições de ensino e aprendizagem de excelência, pois isso mantém os alunos motivados e engajados. Outras ações estratégias também são possíveis. Veja abaixo:

12 dicas práticas de prevenção à evasão escolar

  1. Acompanhamento pedagógico do aluno de forma individualizada e humanizada. Lembre-se: seu aluno não é um número!
  2. Aproximar a instituição da comunidade e quando possível, atrair os pais e responsáveis para dentro da vida escolar;
  3. A participação de profissionais de mercado relacionados às disciplinas que compõem seus cursos, com palestras e depoimentos é sempre muito bem-vinda. Elas fortalecem o aprendizado, estimulam o estudante e trazem a realidade de mercado para dentro da escola;
  4. Repensar o currículo dos seus cursos incluindo disciplinas e atividades que estimulem o aluno a “ir para a escola” e principalmente a “permanecer nela”;
  5. Visitas técnicas a atividades relacionadas a objetos de estudo são fontes de aprendizado e estímulo do estudante;
  6. Criar um mecanismo de suporte emocional ao estudante com orientadores capacitados para essa finalidade;
  7. Implementação de projetos voltados a áreas de interesse dos estudantes e desenvolvimento de soft skills dão ótimos resultados;
  8. Use a tecnologia para engajar os alunos. Ao invés de competir com os smartphones e tablets, os educadores podem usar dos recursos tecnológicos para reforçar o aprendizado e reter a atenção nas aulas;
  9. O seu time docente é proativo, atualizado, e engajado com os objetivos da instituição? Lembre-se, são eles os responsáveis diretos pela qualidade das entregas de conteúdos aos seus alunos;
  10. Avalie sua estrutura física. Ela é confortável, moderna e acolhedora? Ambientes de estudo não são necessariamente as salas de aulas;
  11. Crie um sistema de avaliação de reação. Avalie com seu principal cliente – o aluno – o nível de satisfação com o “produto” que você está entregando a ele.
  12. Construa “pontes” de relacionamento da instituição de ensino com seus alunos. Sistemas de Gestão Acadêmica que possuam ferramentas de CRMCustomer Relationship Management – possibilitam a criação de canais de relacionamento e de feedback com seus alunos, professores e colaboradores.

A evasão escolar é um problema sério não só para a saúde financeira da instituição de ensino, mas também para a sociedade. Afinal, a escolaridade é um dos principais fatores para a formação do indivíduo e para que ele tenha um desenvolvimento humano pleno, tanto pessoal quanto profissional.

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça o Sistema Matheus EAD, a plataforma EAD, integrada com LMS, mais acessível do Brasil – conceito 5 pelo MEC.

Sem comentários

Postar Comentário