Ensino médio a distância: veja como sua Instituição pode se beneficiar

Ensino médio a distância: veja como sua Instituição pode se beneficiar

Ensino médio a distância: veja como sua Instituição pode se beneficiar

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou no mês de novembro as novas diretrizes do ensino médio, no qual se enquadra a proposta do ensino médio a distância, com uma carga horária máxima de 30% contemplada nessa modalidade. Entendendo este novo cenário, nós da Matheus Soluções produzimos um conteúdo com os principais pontos dessa medida para a educação básica brasileira, as vantagens para os alunos dessa nova possibilidade de interação e acesso ao conhecimento, além de mostrar como essas novas diretrizes podem impactar o dia a dia e o planejamento estratégico das instituições de ensino.

Novas diretrizes do ensino médio

Um dos grandes benefícios da possibilidade do ensino médio a distância é a nova dinâmica no aprendizado, pois o aluno possui o conteúdo disponível para acessar de acordo com sua disponibilidade; podendo pausar ou avançar os estudos, ou ainda complementá-lo com pesquisas adicionais, tornando essa parte do estudo mais atrativa e inclusiva ao estudante brasileiro.

Outro fator interessante do ensino médio a distância é a troca de conhecimento com outros alunos, pois os sistemas EAD propiciam a criação de fóruns de discussão em ambientes de aprendizagem (AVA), sobre os estudos, com a possibilidade de mediação por docentes e tutores. O estudo tem início em casa, as dúvidas são elencadas com antecedência e esclarecidas com os professores em sala. Ou seja, o EAD contribui para o desenvolvimento conhecimento ativo do aluno.

Veja também: O impacto da aprendizagem ativa e da tecnologia na educação

Outro benefício das novas diretrizes do ensino médio contemplando parte do estudo a distância, é a possibilidade do aumento da inclusão social, alcançando jovens que necessitam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Este é um importante fator de democratização da educação.

O ensino médio é a etapa da vida estudantil com o maior índice de evasão escolar, superando o número de 12% em 2017, de acordo com o MEC. Um dos motivos é que muitos estudantes têm que trabalhar para ajudar na renda da família e acabam abandonando os estudos. Ou seja, com o ensino médio a distância o tempo de estudo para esses jovens seria mais flexibilizado, com tendência da redução do número de desistências.

Ensino médio a distância, os benefícios e oportunidades às instituições de ensino

Nesse primeiro momento, as instituições até podem enxergar mais dificuldades do que oportunidades para a adoção desse novo modelo proposto pelas diretrizes do ensino médio. Porém, a médio prazo algumas oportunidades podem se materializar. Vejamos rapidamente algumas: redução da evasão escolar e do índice de absenteísmo; aumento do número de alunos, redução de parte dos deslocamentos de alunos e professores; redução de custos e gastos operacionais (manutenção predial, gastos de energia e outros insumos); otimização de espaços físicos e de mão de obra de colaboradores, aumento de oferta de serviços educacionais complementares. Vale um pensamento estratégico das oportunidades que se oferecem!

Ao adotar Sistemas de ensino a distância como o Matheus EAD, as instituições de ensino dispõem de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) interativo e dinâmico, com ferramentas que facilitam a comunicação entre o aluno e a instituição, permitindo a disponibilização de conteúdos de estudo em diferentes mídias (apostilas, imagens, fóruns, vídeos, webinars, entre outros). Elementos tecnológicos benéficos para a educação, que dinamizam o ensino e a relação entre alunos, professores e instituição de ensino.

Na gestão acadêmica dos alunos o Sistema Matheus EAD, utiliza o Learning Management System (LMS), que permite um controle total dos processos acadêmicos e pedagógicos no decorrer da aprendizagem do aluno (matrículas, avaliações, correções, tutorias, controles de frequência, documentos legais, históricos, etc.), totalmente integrado ao completo gerenciamento da instituição de ensino às áreas administrativas e financeiras. Recentemente, o Sistema Matheus EAD recebeu nota máxima na avaliação do MEC, se destacando pela dinâmica, eficiência, velocidade e integração entre instituição e aluno.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – Conceito 5 no MEC. A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link