Endomarketing. Sua instituição de ensino pratica?

Endomarketing. Sua instituição de ensino pratica?

Endomarketing. Sua instituição de ensino pratica?

Nos dias atuais, as instituições de ensino percebem cada vez mais o quão necessário é a adequação à nova realidade no relacionamento com seu público. Por isso, muitas IEs têm buscado conhecer a fundo as expectativas do mercado em que seus clientes estão inseridos. No entanto, conhecer e fortalecer apenas o seu mercado de atuação não é o bastante. Assim, você deve fortalecer os processos e a comunicação interna da instituição. Uma maneira eficiente de alcançar esse objetivo é através do endomarketing.

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma ferramenta relevante para organizações que prezam pelo bem-estar de seus colaboradores e funcionários. Esse instrumento propõe ações de marketing voltado ao público interno da instituição, o que auxilia a estabelecer uma linha de comunicação para atingir as metas e os objetivos da empresa.

Sendo assim, o endomarketing propicia informações importantes para a tomada de decisões com base na percepção interna dos colaboradores. Portanto, é uma maneira de melhorar a produtividade e a capacidade crítica dos profissionais da instituição de ensino, por meio do fortalecimento do relacionamento com quem atua dentro dela. Com esse mecanismo é possível tornar o vínculo empresa-colaborador mais sólido e transparente, além de motivá-los e melhorar o ambiente de trabalho.

A metodologia tende a integrar todos os colaboradores no processo de branding da instituição de ensino. Isso cria uma cultura organizacional que estabelece a base para a construção de uma marca educacional concreta. O endomarketing também objetiva a retenção de pessoas, pois reduz a rotatividade de profissionais por meio da integração e motivação. Assim, contribui para o aperfeiçoamento constante da instituição.

Como implementar a técnica

É muito comum possuir uma política de endomarketing sem mesmo percebê-la. Toda e qualquer ação voltada para o público interno da empresa pode ser considerado endomarketing: desde uma comemoração de fim de ano, até um simples coffee break. A Matheus Soluções separou algumas dicas de como aplicar essa abordagem no mundo educacional:

1- Comunicação

Estabelecer canais de comunicação interna acessíveis para todos os colaboradores, seja por meio de e-mails, murais digitais, informativos internos, reuniões rápidas, grupos de discussão, aplicativos, softwares e outros, é uma maneira de tornar a empresa mais próxima e humana. Entretanto, o mais importante dessa dica é que ela possui duas vias: é uma conversa entre a instituição e a equipe. É preciso falar, mas também ouvir, sempre de maneira profissional e com assuntos pertinentes ao ambiente de trabalho.

Essa troca de informações e sugestões cria uma cultura colaborativa na instituição. Isso pode trazer inúmeros benefícios futuros, como alunos mais satisfeitos e melhoria da qualidade de ensino. 

2- Treinamentos

Um dos principais pilares do endomarketing é o treinamento das equipes. É a partir desse momento que o colaborador passa a se sentir parte integrante nos processos da empresa. As equipes devem ser treinadas para, além de melhor executar suas tarefas, conhecer quais são os valores, objetivos e história da empresa. Podemos exemplificar a importância do treinamento e do engajamento de equipe, por meio de um case real que aconteceu na América Latina:

O CitiBank é uma empresa global que possui inúmeras experiências em atendimento ao cliente. Mas a instituição não foca apenas em quem investe externamente na empresa, eles valorizam quem ali trabalha. Em 2009, criaram o projeto Sou Mais Citi, que inicialmente aconteceria apenas no Brasil, mas obteve tanto êxito que foi expandido para vários países da América Latina. O projeto consistia no seguinte: os funcionários eram fotografados com a mão no peito, sem o motivo ser revelado. A empresa utilizou essas mesmas fotos como material publicitário interno de comunicação, o que deixou os colaboradores surpresos e mostrou o quão importante eles são para a empresa. Confira no vídeo o resultado da campanha Sou Mais Citi, realizada pela Bross Produções:

3- Pesquisas

Além de promover o branding da empresa, o endomarketing também prevê o acompanhamento dos efeitos das estratégias adotadas. Uma maneira de saber se as ações estão dando certo é por meio de uma pesquisa de satisfação entre os colaboradores. Ela deve ser feita periodicamente para que seja possível detectar o que precisa ser melhorado na comunicação interna da instituição de ensino. Outra forma de acompanhar esses efeitos, é com relatórios da avaliação de desempenho, que identificam como está a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

O mercado está em constante evolução e é fundamental que sua instituição de ensino acompanhe e conheça todas essas tendências, para que mantenha uma força competitiva e de destaque no setor em que atua. O endomarketing é capaz de auxiliar a IE a alcançar seus objetivos de maneira saudável, sempre prezando pelo bem-estar de todos.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas.

Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário