(14/11) Dia Nacional da Alfabetização

14/11 Dia da Alfabetização

(14/11) Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente no dia 14 de novembro. Essa data foi criada em 1966, como homenagem à fundação do Ministério da Cultura e Educação, o MEC. O objetivo da implantação no calendário nacional é de discutir e conscientizar a população sobre a importância de melhores condições de aprendizado e ensino no país.

A alfabetização não é apenas o ato de aprender a ler e a escrever, mas também foca no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento. Por isso, um dos temas mais discutidos nessa data é o analfabetismo.

Embora o analfabetismo no Brasil tenha diminuído consideravelmente nos últimos 15 anos, ainda existe um longo caminho à frente. Segundo dados do IBGE, 13 milhões de pessoas não sabem ler ou escrever, o que impacta diretamente a vida e desenvolvimento delas. Algo importante de ser destacado é a diferença entre analfabetismo funcional e analfabetismo.

Analfabetismo

É uma situação muito séria no nosso país. O analfabeto é aquele que não consegue distinguir letras, palavras e frases. Ele pode reconhecer números, porém não conseguem fazer tarefas simples como a leitura de um parágrafo. Isso acarreta um prejuízo enorme para essa pessoa, pois ela terá enormes dificuldades de se desenvolver profissionalmente e conquistar melhores condições na escala social.

Analfabetismo Funcional

O analfabeto funcional é aquele que consegue distinguir letras, palavras e frases. Porém, ele não abstrai o significado do que está escrito. O analfabeto funcional não consegue interpretar o que está escrito, o que traz uma enorme dificuldade em gozar uma vida plena em sociedade.

No sistema de ensino aprendemos como decifrar os códigos da língua portuguesa. Porém, nem sempre é ensinado a interpretar o que está contido neles. Sem a compreensão da leitura não é possível obter um desenvolvimento intelectual satisfatório, já que esse fator limita a retenção de conhecimento.

Segundo o censo de 2010 do IBGE, 80% da população brasileira considera que ler é um ato importante, porém 50% das pessoas declararam não praticar a leitura, por não entenderem o seu conteúdo. Sendo assim, o processo de alfabetização tem que ser proposto tanto dentro quanto fora das salas de aula. O trabalho conjunto entre pais e professores é indispensável para um bom desenvolvimento educacional. A data serve para nos lembrar da importância e benefícios da leitura para o desenvolvimento social e intelectual de um país.

Comemore o Dia da Alfabetização lendo e sugerindo a leitura um bom livro!

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me