28 de abril: Dia Internacional da Educação

28 de abril: Dia Internacional da Educação - Blog Matheus Soluções

28 de abril: Dia Internacional da Educação

A educação é um direito humano fundamental. Na busca de um desenvolvimento que garanta a segurança, a paz e a estabilidade dentro e entre os países, a educação tem um papel essencial. É a base para a evolução de uma nação. As pessoas que têm acesso a uma educação de qualidade, podem exercem seus papeis na sociedade de forma responsável e cidadã, cumprindo seus deveres e auxiliando o crescimento e organização social do seu país.

Dia Internacional da Educação

28 de abril se tornou a data para a comemoração do Dia Internacional da Educação pois em 2000, nesta mesma data, aconteceu o Fórum Mundial de Educação na cidade de Dakar, no Senegal. No fórum, os participantes da Cúpula Mundial de Educação que representavam 180 países, foram reunidos para firmar o compromisso de alcançar melhorias para a educação mundial.

Para que esse compromisso fosse documentado, a visão da Declaração Mundial de Educação Para Todos (estipulada na cidade de Jomtien, Tailândia, em 1990) foi reafirmada com o intuito de registrar que os países signatários, disponibilizariam o máximo de esforços para garantir a oferta de educação adequada a toda a população mundial. Portanto, os 164 países que assinaram o documento se comprometeram a alcançar as metas e objetivos da Educação Para Todos (EPT), para benefício de cada cidadão e de cada sociedade.

Os objetivos estabelecidos no Fórum Mundial de Educação

Por mais que a Avaliação de Educação Para Todos de 2000 tenha apontado progressos em muitos países, ainda era inaceitável que 880 milhões de adultos fossem analfabetos, mais de 113 milhões de crianças ainda não tivessem acesso ao ensino primário e que a qualidade da aprendizagem estivesse longe de atingir o nível necessário para os indivíduos. Devido a isso, os diversos representantes reunidos no Fórum, segundo a Declaração de Dakar – Educação Para Todos, se comprometeram a alcançar os seguintes objetivos até o ano de 2015:

  • Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
  • Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade;
  • Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;
  • Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
  • Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
  • Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, matemática e habilidades essenciais à vida.

Os resultados e a educação atual no Brasil

É evidente que vários dos objetivos previstos para 2015 não foram alcançados e que a educação mundial está distante da excelência. Entretanto, segundo a representação da UNESCO no Brasil, nosso país obteve progressos nesse período. Houve um aumento significativo nos acessos ao ensino fundamental para a população dos 7 aos 14 anos, do ensino médio aos adolescentes, e também aumento da oferta de vagas de ensino superior para jovens e adultos. Devido a isso, a taxa de analfabetismo apontou uma sensível redução.

O Brasil obteve bons avanços em proporcionar uma educação adequada à população. Porém, ainda temos muito por fazer e conquistar. É por isso que hoje comemoramos o Dia Internacional da Educação, para celebrar os avanços já conquistados e refletir sobre o caminho que ainda temos por trilhar, para que a cada ano a educação em nosso país obtenha melhores resultados e maior inclusão social. Para nós da Matheus Soluções, é um grande orgulho comemorar essa data e fazer parte das melhorias e avanços na educação brasileira e do desenvolvimento das Instituições de Ensino.

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

9 DICAS

 PARA MELHORAR A CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS
BAIXAR E-BOOK
close-link
Click Me