Dia Internacional da Alfabetização: o que vem sendo discutido sobre o futuro da educação?

Dia Internacional da Alfabetização o que vem sendo discutido sobre o futuro da educação

Dia Internacional da Alfabetização: o que vem sendo discutido sobre o futuro da educação?

No dia 08 de setembro celebramos o Dia Internacional da Alfabetização, data que pretende colocar holofotes sobre as questões e processos de aprendizagem em todos os países.

Em 1967, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declaram o Dia Internacional da Alfabetização a fim de promover debates e soluções para a alfabetização em todos os países, principalmente naqueles que apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo. Uma população letrada e com acesso à conhecimento possui mais oportunidades dentro da sociedade, o que afeta diretamente os rumos do país. Com isso em mente, muitos países firmaram o compromisso de diminuir a taxa de analfabetismo, atingindo um índice de 84% de alfabetização no mundo.

A alfabetização e letramento perpassam o simples ato de ler e escrever. São partes fundamentais na organização da sociedade e responsáveis diretas pela autoestima de mulheres, homens e crianças, além de serem integrantes chave no combate à pobreza e injustiças sociais. Quanto maior conhecimento e acesso à cultura letrada, maiores são as chances de se conseguir um bom emprego e, por consequência, ter um salário que atenda as necessidades gerais e garanta cultura e lazer ao indivíduo.

O futuro

Hoje são cerca de 758 milhões de adultos que não conseguem ler e escrever uma frase simples. Essas pessoas ficam às margens do desenvolvimento e suscetíveis à violência. Visando reverter esse cenário a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelece uma nova visão mundial de prosperidade, sustentabilidade e paz em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre eles, um objetivo específico é o de garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos. Um fator de evolução na alfabetização é a possibilidade de uso das novas tecnologias. Elas são apontadas como uma grande oportunidade de se melhorar os índices globais, tornando o processo educacional mais completo e auxiliando o processo de aprendizagem, organização e engajamento.

Confira aqui as soluções que apresentamos de gestão acadêmica para você e sua escola.

Matheus

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

 

Sem comentários

Postar Comentário