(15/10) Dia do Professor – a importância desse profissional para a nossa sociedade

(15-10) Dia do Professor - a importância desse profissional para a nossa sociedade

(15/10) Dia do Professor – a importância desse profissional para a nossa sociedade

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. Esse profissional fundamental nas nossas vidas merece ser reconhecido. A valorização da atividade docente é extremamente necessária para o futuro da nova geração.

A arte de transmitir conhecimento é milenar. A história da humanidade foi construída com a disseminação da educação, informação e cultura. Os processos comunicacionais sempre evoluíram com difusão das informações mais essenciais para a sobrevivência. Acredita-se que no Antigo Egito já havia a prática de delegar funções para pessoas específicas ensinarem certas habilidades e competências. A tutoria e o acompanhamento vinham embutidos nos ensinamentos dos mestres que, além de passar o necessário, também instruíam para a vida. Ser professor é mais que dar um conteúdo em sala: é formar humanos e instigar os alunos a serem inovadores, criativos e a mudarem o mundo.

Como surgiu

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, instituiu uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil e decretou: “em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias”. A resolução ainda pontuava sobre as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender, explanação sobre as maneiras de contratar os professores e salário que estes deveriam receber.

Apesar dessa Lei, a data só foi comemorada, efetivamente, 120 anos depois, em 1947. Um grupo de professores da escola Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, decidiu se reunir um dia para uma confraternização a fim de evitar a fadiga de um longo semestre letivo, que se iniciava no dia 1 de junho e ia até 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. A ideia partiu do professor Salomão Becker, que sugeriu à escola realizar o evento para discutir os caminhos educacionais e reunir professores, alunos e pais. Becker indicou o dia 15 de outubro para a celebração porque em Piracicaba, sua cidade natal, os professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização neste dia. A ideia teve muito sucesso e instigou outras escolas a fazerem o mesmo. A partir daí as celebrações viraram rotina, até que o Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

“Professor é profissão. Educador é missão” – Salomão Becker

Os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, no entanto, não recebem a devida valorização e isso se reflete diretamente na sala de aula. Alguns professores trabalham em condições precárias, não recebem o suficiente pelas suas atividades, encaram superlotação das salas e carregam o peso de educar a indisciplina dos alunos – papel que deveria ser dos pais -, perpassando a função de escolarizar. A situação crítica da educação brasileira se reflete em números: segundo o Ministério da Educação, apenas 2% dos jovens que saem do ensino médio escolhem ser professores.

“A atratividade da carreira docente precisa mudar e isso implica também, não só o aumento de salário, mas a constituição de uma carreira mesmo”, afirma Regina Scarpa, doutora em Educação.

A realidade da docência não se mostra cativante para os alunos, que são instigados a outras carreiras porque não veem o benefício de ser professor. Isso deve ser alterado aos poucos, começando com o papel da IE na valorização dos seus colaboradores. A sugestão é aprimorar a satisfação dos professores dentro da instituição, o que afeta diretamente no seu desempenho em sala. Os gestores podem dialogar com o corpo docente para promover melhorias dentro do ambiente de trabalho, todos cooperando em conjunto para tornar os processos da instituição de ensino ainda melhores.

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link