(12/11) Dia do Diretor da Escola – a importância desse profissional na sua instituição

(12/11) Dia do Diretor da Escola – a importância desse profissional na sua instituição

O primeiro dia de aula da turma de 1894 da recém-inaugurada Escola Caetano de Campos – São Paulo – não foi qualquer primeiro dia de aula. Até então, eles haviam frequentado apenas escolas improvisadas, sem professores formados, em prédios públicos pouco conservados. O edifício modelo possuía uma infraestrutura com 60 salas de aulas, laboratórios, pátios, bibliotecas – condições nunca vistas antes no sistema público brasileiro de ensino.

As crianças começaram a ser organizadas a partir de seus níveis de conhecimento, com um professor para cada 40 alunos. Inúmeros funcionários, de diversas funções, foram requisitados para trabalhar e colaborar com a escola e a formação desses alunos. Por conta do porte da instituição, a fiscalização do seu corpo docente, funcionários e estudantes, não podia mais ser feita por alguém que apenas administrava a escola de longe. Foi então, que surgiu o cargo de diretor escolar.

A importância do Diretor

Cabia a ele tomar todas as decisões administrativas e pedagógicas da escola. Essa função passou a ser tão importante que o diretor era frequentemente convidado para assinar artigos em jornais, participar de conferências e aconselhar secretários de Estado. João Lourenço Rodrigues, inspetor geral de ensino de São Paulo, afirmou em 1908 que “a escolha do diretor é uma questão de vida ou morte”.

Com o passar do tempo, esse posto ampliou sua importância. Hoje, os diretores continuam com toda a responsabilidade dentro do âmbito escolar. Porém, sua influência nas decisões tomadas, são cada vez mais compartilhadas com a comunidade escolar: os alunos e seus familiares, os professores, os colaboradores, os segmentos representativos da sociedade, entre outros. Desse modo, a comunidade é muito mais integrada à escola, tornando o diretor muito mais que um administrador, ele se torna um líder, um gestor público ou privado. Ou seja, cabe a ele ouvir, discutir, planejar e promover as melhorias do ambiente escolar e do ensino.

Oportunizar novas ideias, facilitar as decisões do grupo, promover inovações, o trabalho em equipe e capacitar o corpo docente, são só algumas das inúmeras funções dos diretores de escolas. É por isso, que um líder e influenciador de tamanha importância merece ser reconhecido pelo que faz.

PARABÉNS A TODOS OS DIRETORES DE ESCOLAS DO BRASIL!

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Sem comentários

Postar Comentário