Conhecendo um Projeto Político Pedagógico

Conhecendo um Projeto Político Pedagógico - Blog Matheus Soluções

Conhecendo um Projeto Político Pedagógico

Conhecido também como Projeto Pedagógico, o PPP é um documento que deve ser elaborado por todas as instituições de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por meio da correta utilização do PPP é possível melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na instituição.

O texto a seguir detalha um PPP e quais são as utilidades dessa ferramenta. Para entender o que é o Projeto Político Pedagógico é necessário entender o que significam essas três palavras, que unidas formam um documento de extrema relevância para as instituições de ensino.

  • Projeto: é uma reunião de propostas que têm como objetivo a efetivação de uma ação. Sendo assim, um projeto é algo que visa uma ideia de ação que acontecerá no futuro, mas que tem como seu ponto de partida o presente.
  • Político: esse termo conjectura sobre a função social da IE. Seu significado está diretamente relacionado com a possibilidade de tornar a instituição de ensino um espaço emancipatório que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade.
  • Pedagógico: essa palavra abrange o conjunto de métodos utilizados na educação, para que cada indivíduo se desenvolva de forma global. Nesse documento, o termo “pedagógico” faz menção a todos os projetos e atividades educacionais que a instituição de ensino visa pôr em prática. 

O que é o PPP?

O Projeto Político Pedagógico existe com a função de formular um guia para que a comunidade institucional – os alunos, gestores, professores e funcionários – consigam construir ou alterar os caminhos e diretrizes da instituição de ensino. O projeto deve conter os principais objetivos da IE para o futuro e como alcançá-los. O PPP deve envolver todos os setores da instituição de ensino e considerar vários aspectos na hora de sua construção, por exemplo:

  • A proposta curricular: é uma linha orientadora que define claramente os conteúdos que serão ministrados nos cursos desenvolvidos pela instituição, suas metodologias e mecanismos utilizados para a obtenção uma transferência de conhecimento adequada aos seus objetivos formativos.
  • Orientações sobre a formação dos professores: deve discorrer sobre a maneira com que a equipe docente vai ser orientada para cumprir com o que foi proposto na policitação curricular. Do mesmo modo, o documento deve incluir um plano para o desenvolvimento e capacitações contínuas do corpo docente.
  • Diretrizes para a gestão administrativa: para que a proposta curricular e as orientações sobre a formação dos professores sejam efetuadas de maneira correta e eficiente, é necessário que existam diretrizes administrativas que visem gerenciar os demais processos da instituição de ensino. Esse componente do documento deverá apontar o caminho para que a gestão visualize outros pontos de relevância para a instituição de ensino.

O Projeto Político Pedagógico é um “mapa” para que a instituição alcance seu potencial máximo, por meio de metas concretas e atingíveis. Ele é o resultado de reflexões e questionamentos sobre o que a instituição de ensino é hoje, e o que pode vir a ser. Além disso, o documento deve sempre visar inovar as práticas pedagógicas e elevar a qualidade de ensino.

O documento também é uma forma de constituir uma identidade para a instituição de ensino, visto que é um documento que une os pensamentos de todos os membros da instituição. Sendo assim, a elaboração de um Projeto Político Pedagógico eficiente é a idealização de uma personalidade própria da instituição.

Como elaborar um PPP de qualidade? Primeira etapa – Diagnóstico

Na primeira etapa, as instituições de ensino devem angariar informações sobre o trabalho que vem realizando ao longo do tempo, ou seja, sua prática pedagógica. Os dados levantados devem ser tanto do ponto de vista quantitativo quanto do qualitativo. A partir desse momento, a comunidade institucional deve analisar e debater esses dados, sugerindo medidas para eventuais melhorias.

Nesta fase, a instituição de ensino identifica os recursos humanos e financeiros disponíveis e avalia como estão os processos internos e externos da IE. Esse diagnóstico deve considerar os aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e jurídicos.

  • Aspectos pedagógicos: deverão ser analisadas a proposta pedagógica (objetivos e conteúdos, metodologias de ensino e outros mecanismos de ensino), faixas etárias dos alunos da instituição, posição social, necessidades e valores dos alunos, dados sobre evasão e repetências, e métodos de monitoramento sobre avaliação e valorização dos profissionais docentes.
  • Aspectos administrativos: recursos materiais e humanos, composição das equipes, nível de organização da instituição de ensino, qualificação e capacitação do corpo docente.
  • Aspectos financeiros: recursos disponíveis, necessidades e carências, e formas de aplicação do capital, tendo sempre como prioridade a relação ensino e aprendizagem.
  • Aspectos jurídicos: a relação que a IE possui com a sociedade em que está inserida, necessidades de adequação de aspectos legais ao sistema de ensino vigente.

Segunda etapa – Qual identidade a IE visa construir?

Após realizar seu diagnóstico, a instituição de ensino deve buscar uma fundamentação que oriente a ação conjunta dos seus segmentos, visto que a prática precisa estar sustentada em uma teoria plausível.

Nesta fase é fundamental levantar as concepções que os colaboradores têm do processo pedagógico, visando sugerir inovações para o cotidiano escolar. É necessário conhecer o que cada equipe da instituição de ensino pensa a respeito da educação, a fim de estabelecer uma linha de ação que todos consideram prioritária para os trabalhos da instituição e o alcance de resultados satisfatórios.

Terceira etapa – Como executar as tarefas definidas?

Uma vez analisadas as concepções e ideias dos colaboradores, é fundamental definir as prioridades da instituição de ensino, as ações que serão desenvolvidas e quem irá realizá-las. Essa é a fase em que a IE definirá a forma pela qual alcançará seus objetivos, discutindo e aproveitando as sugestões propostas pelos participantes.

Envolver toda a comunidade que faz parte da instituição de ensino na elaboração de um Projeto Político Pedagógico significa compartilhar a responsabilidade de definir os futuros caminhos que a IE vai traçar. Um PPP estruturado de maneira eficiente e adequada proporciona uma identidade para a instituição e mais segurança para a equipe na hora de tomar decisões.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado de ensino, soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos de aprendizagem, na gestão de informações e na inclusão de novas tecnologias de ensino em sala de aula.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link