Como vencer o desafio de motivar os estudantes?

Como vencer o desafio de motivar os estudantes? - Matheus Soluções, gestão acadêmica, motivação, motivar estudantes, motivar alunos, ava

Como vencer o desafio de motivar os estudantes?

As dificuldades em manter a atenção de um indivíduo estão cada vez maiores. A era digital trouxe inovações e, consigo, um caráter imediatista que anseia por soluções rápidas e definitivas. Tais alterações tornam-se ainda mais evidentes dentro das instituições de ensino, onde o corpo docente muitas vezes acredita que deva competir pela atenção dos estudantes contra uma enérgica candidata: a tecnologia.

Enquanto alguns atribuem a dificuldade em engajar os alunos pura e unicamente à tecnologia, outros mostram-se abertos para as modernizações que ela pode proporcionar. E o corpo docente, por ser o responsável pela formação educacional das gerações, enxergam a necessidade do uso de técnicas que buscam motivar os lecionandos. Confira alguns pontos que podem ajudar na motivação dos alunos:

1- Mostrar entusiasmo

Empolgação é contagiosa. Demonstrar amor pelo o que se ensina e expor a importância de determinado conhecimento para o mundo é um forte instrumento de motivação. Uma vez que os estudantes passam a observar o mentor como referência no assunto, o interesse por conhecimento aumenta, e até mesmo pode influenciá-los em suas futuras carreiras.

2- Valorizar a inteligência

No decorrer da trajetória acadêmica, o aluno passa por diversos mestres que o incentiva a buscar conhecimento. Dentro de um mesmo grupo estudantil, pode ocorrer diferentes desempenhos diante de um determinado conteúdo, dependendo de como este é ministrado. Um mentor que valoriza a capacidade intelectual de seus estudantes propondo desafios variados, estimula o pensamento de que o aprendizado não depende apenas do educador, mas sim, dele próprio. Dessa forma, atribui responsabilidade e autonomia ao discente.

3- Falar a mesma língua

A comunicação pode ser um grande obstáculo, caso o docente não reconheça a necessidade de estar próximo aos seus alunos. Na instituição de ensino, há a convergência entre as mais variadas culturas e gerações. Por isso, observar o nicho acadêmico pode trazer boas referências a serem aplicadas com os estudantes. Por exemplo, elementos da cultura popular como as tramas presentes em séries e filmes podem ser adaptadas como tema de ensino, transportando o conteúdo para uma linguagem que pode ser facilmente compreendida pelos alunos.

4- Ter a tecnologia como aliada

Mesclar o universo digital ao ambiente acadêmico tem aumentado significativamente o engajamento dos alunos. Criando um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) integrado ao ambiente presencial, aumenta-se a dedicação e estímulo dos estudantes e é possível que o docente acompanhe seu desenvolvimento com maior proximidade, e identifique pontualmente as dificuldades a serem trabalhadas. Para as pessoas que trabalham e estudam, a disponibilização de conteúdo didático online deixa o lecionando menos pressionado e melhora seu rendimento, pois pode retomar um conteúdo que teve dificuldade de assimilar no período de ensino regular.

A união de forças dos educadores com plataformas digitais, recebe o nome de ensino híbrido ou blended learning. O modelo está ganhando espaço por agregar maior autonomia aos estudantes, que podem gerenciar com facilidade seus “timings” de estudo. Assim, mostra-se uma ferramenta-chave para manter o entusiasmo dos alunos. A desmotivação está longe de ser um obstáculo intransponível. A situação pode ser facilmente contornada pelo corpo docente e a gestão acadêmica e a tecnologia pode vir a ser uma grande aliada.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Acadêmica – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

9 DICAS

 PARA MELHORAR A CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS
BAIXAR E-BOOK
close-link
Click Me