Dia do Profissional de Educação: como valorizar e incentivar o professor

Dia do Profissional de Educação: como valorizar e incentivar o professor

Dia do Profissional de Educação: como valorizar e incentivar o professor

O ambiente acadêmico é composto por colaboradores que desempenham um papel fundamental para o bom desempenho da instituição de ensino. E isso envolve vários setores, como o financeiro, secretarias, coordenações, direção e docentes. Este último grupo muitas vezes é responsável pela imagem e reputação da IE, que está diretamente relacionada à qualidade do quadro de professores. 

Porém, para manter um ensino de qualidade, é necessário que, além de bons educadores, eles se sintam motivados dentro da IE. E cabe ao gestor, caso perceba desmotivação, um clima conflituoso ou desentrosado entre a equipe, adotar algumas práticas simples que podem ser úteis para reverter o quadro e alcançar um ambiente propício ao ensino e aprendizado.

Veja 5 dicas de como valorizar e incentivar os professores da sua IE.

1- Mostre-se disponível

O gestor acadêmico desempenha um papel essencial de liderança dentro da IE. Auxiliar o corpo docente e garantir atenção às suas demandas, cria um ambiente de valorização e respeito profissional. Além disso, quando a gestão se mostra interessada nas necessidades dos professores – antes de requerer o cumprimento de suas funções – afasta a sensação de microgerenciamento. Dessa maneira, demonstra que há alguém disposto a compreender e analisar as reivindicações dos educadores.

2- Dê voz aos professores

Ninguém gosta de ser deixado à margem de uma decisão que irá afetá-lo. Por isso, é importante que os professores se sintam incluídos nas medidas tomadas pela instituição de ensino, que dizem respeito ao corpo docente. Como algumas IEs contam com uma grande quantidade de educadores, estimule que o quadro docente eleja representantes para participar e opinar sobre eventuais decisões relacionadas às atividades docentes. Dessa maneira, a instituição reforça a transparência envolve e valoriza seus professores.

3- Deixe que os professores mostrem suas habilidades

Estudantes possuem facilidades e dificuldades no decorrer da vida acadêmica, e o mesmo acontece com os professores. Algumas metodologias de ensino podem ser aplicadas com sucesso por alguns e nem tanto por outros. Por isso, permitir que os educadores explorem seus pontos positivos em sala de aula e compartilhem-nos com seus colegas de trabalho, aumenta a autoestima do profissional, refletindo diretamente do acréscimo no engajamento dos estudantes no aprendizado.

4- Encoraje a colaboração

Como o próprio título sugere, a equipe docente deve enxergar-se como um corpo. Isso indica que esse setor funciona como um organismo. Mesmo com disciplinas diferentes sendo ministradas, juntas elas possibilitam uma formação integral. Mas, para que esse sistema se desenvolva de maneira eficaz e uniforme, recomenda-se o estímulo à interação entre  os educadores. Buscando o desenvolvimento de uma cultura organizacional que gere uma equipe docente engajada, os gestores acadêmicos podem optar por diversas iniciativas de interação, como dinâmicas, oficinas, seminários, atividades externas, ou mesmo confraternizações periódicas como almoços ou jantares.

O conjunto dessas ações reverbera em uma grande transformação na dinâmica do corpo docente. Assim, além de fornecer um conhecimento de qualidade, você reforça o aspecto humano presente na instituição de ensino, fazendo com que ela seja atrativa não apenas para os estudantes, mas para os professores.

5- Recompense sua equipe

A gratidão é capaz de manifestar-se em pequenos gestos ou ações, que podem ser de grande importância e estímulo profissional. Mensagem de reconhecimento aos professores, lembrança em datas especiais, feedback individuais positivos, confraternizações periódicas, políticas de remuneração, por exemplo, podem gerar efeitos muito positivos. Sua equipe irá perceber a intenção de valorizá-los e reconhecê-los profissionalmente, aumentando inclusive a imagem positiva da instituição de ensino, junto ao segmento educacional.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Acadêmica – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me