Como usar o EAD em instituição de médio e pequeno porte

Como usar o EAD em instituição de médio e pequeno porte | Blog Matheus Soluções, sistema de gestão escolar, acadêmica para instituições de ensino que desejam alta tecnologia na educação

Como usar o EAD em instituição de médio e pequeno porte

A modalidade de ensino a distância é a que mais cresce no país, superando em até três vezes o modelo presencial. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), se o EAD continuar seguindo esse ritmo, até 2023 o número de alunos será maior do que o ensino totalmente presencial. Esse dado constata que a integração da tecnologia na educação quebrou paradigmas e se consolida cada vez mais como uma ferramenta de democratização do conhecimento.

No entanto, existem algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas para que os gestores educacionais incrementem ainda mais suas instituições. É comum ouvirmos que a modalidade EAD representa um alto custo de implementação e manutenção para as instituições de ensino, e, por isso, somente grandes IEs tem capacidade de utilizar esse sistema.

Mas não é exatamente assim. Por isso, elaboramos este conteúdo para demonstrar como a educação a distância pode ser utilizada desde escolas de idiomas até em instituições de ensino técnico e ensino regular de grande porte. Aqui você vai constatar diversas vantagens e exemplos de aplicação do ensino a distância para a sua IE.

Mais alunos e potencial de crescimento com o EAD

O MEC dotou uma nova legislação a respeito do ensino a distância (Portaria Normativa Nº 11, de 20 de junho de 2017). Nesta portaria, as instituições bem-avaliadas, com conceito três, podem abrir até 50 polos de EAD sem visita do Ministério para a implementação dos seus cursos. Já as que têm conceito institucional máximo, cinco, podem ofertar até 250 polos por ano.

Uma instituição que se beneficiou com essa alteração foi o Senac, abrindo 20 novos polos e credenciando outros 246, totalizando 266 unidades. E os resultados foram percebidos de imediato na captação de novos alunos: quatro mil alunos no 1º semestre de 2018, enquanto no mesmo período de 2017 foram apenas 1,5 mil. Tudo isso sem aumentar o portfólio de cursos ou reduzir os seus preços.

Veja alguns textos relacionados ao tema:

Caminhos para integração da tecnologia na educação

Soluções acadêmicas: conheça as vantagens do Sistema Matheus EAD

Mas como essa nova forma de acesso à educação pode auxiliar uma instituição que está começando? Um ponto benéfico para essas novas instituições, é que a nova portaria do MEC permite parcerias com outras organizações. Assim, instituições de ensino de menor porte podem utilizar a tecnologia em parceria com uma instituição de maior porte.

Desse modo, uma escola de idiomas ou uma escola técnica de uma pequena cidade pode desenvolver parceria com uma escola de grande porte e de renome nacional, para integrar tecnologias e metodologias em sua oferta de cursos, tornando-a mais competitiva na região onde atua, captando novos alunos e ampliando sua receita.

A utilização do EAD em pequenas e médias instituições de ensino pode potencializar seus recursos e seu negócio. É uma porta de entrada para novos estudantes, aumentando o faturamento, reduzindo custos, otimizando a utilização do ambiente físico e ampliando o alcance da marca e suas vantagens competitivas. É também uma oportunidade para a instituição implementar novas e mais dinâmicas metodologias de ensino e aprendizagem.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar está há 19 anos oferecendo soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de processos às instituições de ensino, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância, a melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil – conceito 5 no MEC.

Sem comentários

Postar Comentário