Planeje, analise, avalie, corrija: como pensar o planejamento escolar?

Planeje, analise, avalie, corrija: como pensar o planejamento escolar? | Matheus Soluções, sistema de gestão escolar, sistema de gestão acadêmica, perfeito para instituições de todo porte e segmento, gestor escolar, conheça nossas soluções

Planeje, analise, avalie, corrija: como pensar o planejamento escolar?

O período letivo está quase terminando e com ele o foco direciona para o planejamento escolar do ano seguinte. Confira dicas de como fazer esse processo na prática!

O planejamento escolar é sempre um projeto desafiador. É um momento para repensar a missão da sua instituição de ensino, analisar tudo que foi feito no último ano, e avaliar os resultados positivos e negativos de cada ação.

Esse processo é de extrema importância para o começo do ano letivo, pois vai trazer um panorama amplo do desempenho da instituição e também os rumos a seguir para alavancar e diferenciar sua instituição da concorrência.

Elaborar o planejamento escolar da instituição não é tarefa exclusiva do gestor escolar. Ele precisa contar com a ajuda dos coordenadores e também do corpo docente, para que toda a equipe pense e contribua com sugestões e avaliações de ações passadas, a fim de definir as novas estratégias e metas para o próximo ano.

Existem muitas questões a serem consideradas durante a elaboração do planejamento escolar, e é importante lembrar que as instituições têm diretrizes da Secretaria da Educação que devem ser atendidas.

Porém, o gestor educacional conta com autonomia para desenvolver atividades, metodologias e abordagens próprias dentro do planejamento, levando em consideração todas as particularidades da sua instituição de ensino.

Com essas questões introdutórias permeando a mente do gestor é preciso saber qual primeiro passo para desenvolver um planejamento escolar anual.

Definindo o planejamento escolar

A educação é um processo dinâmico e as tendências pedagógicas estão sempre sendo atualizadas. O corpo docente deve estar preparado para essas transformações e ser incentivado a ter uma formação contínua, com cursos, palestras e atividades. Capacitar os profissionais estimula um diálogo estratégico na instituição.

O planejamento escolar deve ser elaborado com foco no aprendizado dos estudantes e deve ser visto como um documento flexível, passível de revisões ou, até mesmo, alterações durante o ano. Afinal, pode ocorrer de uma determinada estratégia não apresentar o retorno esperado.

Lembre-se que o conhecimento é um processo que acontece em espiral, passando entre professor, aluno e também a realidade onde estão inseridos. Por isso é relevante analisar os documentos de anos anteriores e seus resultados, antes de elaborar o novo planejamento.

Uma sugestão é realizar reuniões periódicas com a equipe que idealizou o planejamento para análises e se necessário reformulação das estratégias. Também é importante ter em vista o retorno dos alunos sobre o curso do planejamento. Uma pesquisa de avaliação institucional pode ser aplicada no decorrer do ano letivo, afinal, a opinião do estudante é pertinente para rever o planejamento. Dessa forma é possível aperfeiçoar todo o processo educacional

Enquanto o planejamento estiver ativo, monitore o desempenho das ações, para mensurar os resultados positivos e negativos, e a forma como os estudantes receberam as atividades propostas. Essa coleta de dados vai ajudar na elaboração do planejamento escolar do próximo ano letivo.

Leia mais: Integração de sistemas Matheus Soluções: a melhor gestão para a sua IE

Como preparar um planejamento escolar

A preparação do planejamento escolar deve, além de envolver toda a equipe, também reconhecer as exigências das Secretarias da Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do MEC. Tudo deve estar estruturado dentro do plano, abordando também projetos, metas e objetivos próprios da instituição.

Um plano bem definido deve apresentar uma visão macro de como será o ano letivo e pode ser segmentado por meses, especificando como será cada tarefa e seus objetivos.

Por exemplo, você pode estipular que fevereiro é a época de organizar o calendário, dividir as turmas, programar as primeiras atividades, integrar os novos membros da equipe e marcar a primeira reunião pedagógica.

Este documento serve como base para sair do nível teórico e fundamentar as atividades diárias da instituição de ensino. É uma rota para atingir os objetivos traçados para a equipe. O planejamento escolar deve ser preparado de tal forma que sirva como base para que os professores elaborem seus planos de aulas e as coordenações executem as ações contidas no documento.

O planejamento escolar é um elemento essencial para a obtenção de  bons resultados nos processos de ensinoaprendizagem, o alcance da satisfação dos alunos e para o crescimento estruturado da instituição de ensino. Gestor, como você planeja o seu ano letivo?

Nós da Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link