Como as instituições de ensino estão lidando com as inovações tecnológicas?

Como as instituições de ensino estão lidando com as inovações tecnológicas

Como as instituições de ensino estão lidando com as inovações tecnológicas?

O mundo contemporâneo está em um constante processo de ebulição. A cada ano observamos inovações tecnológicas, que buscam facilitar as nossas vidas. Junto a isso, as novas gerações vêm acompanhando essa tecnologia e parecem estar cada vez mais necessitadas de ter um contato mais próximo à essas inovações. A adaptação nas escolas, porém, ainda se mostra defasada.

Ver uma criança com um celular na mão não é nada chocante ultimamente. A maioria delas sabe mexer em dispositivos móveis desde pequeno, muitas vezes aprendendo sozinha a descobrir as funcionalidades. Nas salas de aula, o problema crescente da falta de atenção têm preocupado pais, professores e gestores educacionais. A dúvida é eminente: proíbo o uso dos aparelhos eletrônicos, de qualquer natureza, na sala de aula, ou aplico as novas tecnologias na didática?

Algumas escolas estão aderindo à segunda opção. Usar mais os recursos audiovisuais têm ajudado os professores a suprirem a necessidade dos estudantes de terem um contato com a tecnologia. Além disso, os professores também eventualmente usam o celular em meio às atividades cotidianas, solicitando, por exemplo, para os alunos realizarem pesquisas em seu celulares.

Para os professores, utilizar os recursos eletrônicos em sala pode ser até um pouco desafiador, mas compensa com a quebra do sistema educacional atual, galgado no quadro e no giz. Algumas escolas já possuem lousas digitais e fica a critério do professor saber mesclar essas duas formas de ensino. A lousa digital pode facilitar a demonstração de exemplos práticos, como mostrar um vídeo ou tocar uma música que agrega o conteúdo.

As próprias instituições sentiram a inevitabilidade de aplicar sistemas de gestão que facilitam a interação de todos os profissionais da escola. Os sistemas de gestão ainda podem ir além e criar a conexão entre o corpo docente e discente e, dependendo da instituição, unir todas as unidades das escolas, promovendo uma troca de notícias e conhecimentos.

É hora de visualizar a necessidade das novas tecnologias dentro das escolas e reparar como o ensino pode se aprimorar com esses recursos, facilitando e agregando benefícios tanto para os alunos quanto para os professores e gestores. Conhecer e usufruir de sistemas de ensino é também a melhor maneira de gerir uma Instituição.

A Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar -, possui soluções e ferramentas que podem auxiliar as instituições de ensino na melhoria e otimização de seus processos.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link