Como fidelizar alunos e reduzir a evasão

Como fidelizar alunos e reduzir a evasão

Como fidelizar alunos e reduzir a evasão

O problema permanente da evasão escolar no Brasil preocupa gestores e educadores que tentam articular soluções para reverter esse quadro tão preocupante de abandono dos estudos ou troca constante de escolas.

Como mostramos no nosso post Melhorar o acompanhamento dos alunos pode reduzir a evasão escolar, o Brasil  é o 3º na lista de 100 países com maior evasão dentre os países com maior IDH e apresenta diversas motivações para o abandono escolar. Métodos pedagógicos enfraquecidos e falta de atenção para os fatores externos – como problemas pessoais – são os pontos mais críticos para o abandono escolar. Os gestores podem tomar algumas atitudes em relação a esses assuntos para conseguirem fidelizar os alunos.

Primeiramente, sugere-se que  o gestor demonstre todas as qualidades da sua instituição no ato da matrícula. Exponha bem as vantagens da estrutura e da equipe acadêmica em relação a outras escolas, demonstrando a preocupação com a formação do aluno. Mostre que a instituição possui metodologias inovadoras, se preocupa com o aluno e, caso algum problema ocorra, oferece formas de ajudá-lo. Uma atenção especial para esse primeiro contato pode fazer a diferença, porque o aluno desde o início estabelece um vínculo de confiança com a instituição.

É necessário também que seja feito um mapeamento para identificar em quais disciplinas, cursos ou horários a evasão é maior. Entre em contato com os alunos desistentes e busque compreender as motivações para o abandono. É fundamental que haja esse feedback para os gestores analisarem as metodologias aplicadas em sala de aula, relacionamento com professores, ambiente, etc. e, dessa forma, atuarem em eventuais problemas recorrentes. Uma das maneiras de lidar com a evasão é ajudar o seu aluno a retomar a vontade de aprender e, para isso, fique atento às faltas recorrentes e mantenha uma interação constante. A partir disso, você pode começar a articular as soluções pedagógicas mais adequadas a curto, médio e longo prazo.

Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar – disponibiliza ao mercado do ensino soluções e ferramentas que podem auxiliar as escolas na melhoria de seus processos, no gerenciamento de informações e na redução da evasão escolar.

Sem comentários

Postar Comentário