Como diferenciar a Instituição de Ensino para retenção de alunos

Como diferenciar a Instituição de Ensino para retenção de alunos | Blog Matheus Soluções, sistema de gestão escolar para facilitar a gestão acadêmica

Como diferenciar a Instituição de Ensino para retenção de alunos

Confira dicas para diferenciar a sua instituição de ensino no mercado e melhorar a retenção de estudantes no infográfico exclusivo da Matheus Soluções!

Um dos grandes desafios da gestão acadêmica é diferenciar a instituição de ensino no mercado, buscando um crescimento do corpo discente e também melhorar as taxas de retenção desses estudantes. O último Censo do Ensino Superior divulgou uma taxa crescente de desistências dos ingressantes na faculdade. Em 2010, 11% dos alunos abandonaram seus cursos. Em 2014 o total foi de 49%. No Ensino Básico o cenário não é diferente, 24% dos alunos não conseguem terminar os estudos até os 16 anos, e ainda 40% dos jovens não concluem o Ensino Médio até os 19 anos.

Sabemos que existem vários fatores que podem levar à desistência de alunos, do ensino básico até a graduação. Desde motivos pessoais, financeiros, ou até mesmo pela insatisfação com o curso e a metodologia de ensino. Por isso a gestão escolar precisa identificar a raiz do problema e encontrar soluções para manter seus estudantes motivados.

Aliar o uso da tecnologia com metodologias de ensino e aprendizado como uma estratégia para manter os alunos mais interessados nas disciplinas, pode ser o fator determinante para se diferenciar da concorrência.

Investir em um sistema com ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e apostar em metodologias de ensino inovadoras são caminhos que a gestão escolar deve analisar como formas e estratégias de otimizar a captação de alunos.

Gestão acadêmica estratégica

Para uma estratégia efetiva a gestão escolar precisa, primeiramente, coletar dados de frequência dos alunos. Isso vai ajudar a mapear o ponto exato da desistência, em que período do ano letivo ocorre, ou ainda, se tem outras relações com disciplinas ou cursos específicos.

A partir disso, diversas medidas podem ser adotadas pela instituição de ensino, objetivando neutralizar possíveis desistências. Aliar a tecnologia na educação, por exemplo, é uma alternativa para manter os alunos mais engajados. Como exemplo, a adoção de ambiente virtual de aprendizado (AVA), permite distribuir os conteúdos de forma mais dinâmica, proporciona uma comunicação e interação mais ágil entre alunos, professores e instituição. O uso de chats, fóruns de discussões e webinars não devem ser desprezados. Tecnologia envolve cativa e estimula essa nova geração ao processo educacional e auxilia na construção do conhecimento.

O corpo docente pode e “deve” ser um agente ativo no engajamento e estímulo dos estudantes a permanecerem na instituição. A produção de blogs de suas disciplinas para compartilhamento de conhecimentos, é uma forma de interação e cria vínculos de cooperação dentro da comunidade acadêmica, transformando-se em uma plataforma onde todos podem colaborar e comentar. Trazer inovações para a comunidade acadêmica e usar a tecnologia a favor do conhecimento, vai ajudar a instituição de ensino a se diferenciar da concorrência e na retenção de seus alunos.

Elaboramos um infográfico gratuito com 5 dicas para melhorar ainda mais a captação de alunos da sua instituição, baixe agora mesmo:

Diferencie a sua IE com a Matheus Soluções

O gestor acadêmico organiza diversas tarefas dentro da instituição de ensino todos os dias. Para isso, precisa de alta capacidade de organização e inovação. E para ajudar gestores de instituições de todo o Brasil, a Matheus Soluções aliou o uso da tecnologia em favor do conhecimento.

Nosso Sistema de Gestão Acadêmica foi desenvolvido especialmente para ajudar os gestores em suas tarefas diárias. Com ele, pode-se gerenciar processos administrativos, acadêmicos e pedagógicos da instituição de ensino. O sistema possuí uma navegação intuitiva e conta com diversas ferramentas de comunicação, como o CRM Acadêmico, para facilitar a interação entre a instituição e a comunidade acadêmica e o app #CLASS, que permite ao estudante acesso a informações sobre atividades escolares, eventos da instituição, calendário escolar, até resultados de avaliações. Um ambiente inovador, privado e totalmente seguro. Ferramentas com essa característica, podem compor estratégias de engajamento entre a instituição e seus estudantes.

Nós da Matheus SoluçõesSistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link