3 passos para combater a evasão escolar na sua IE

3 passos para combater a evasão escolar na sua IE | Matheus Soluções

3 passos para combater a evasão escolar na sua IE

Estar inserido em uma instituição de ensino possibilita o aumento das interações sociais e a formação de laços duradouros. Para alguns, é a melhor fase da vida, sendo repleta de aprendizados e novas amizades. Porém, no Brasil, para uma parcela alarmante da população – desde crianças e adolescentes, até adultos – essa relação está ligada a uma realidade problemática: a evasão escolar.

Segundo o estudo de Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, feito pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper), cerca de 3 milhões de jovens abandonam os bancos escolares anualmente no país. Contrariando o discurso do senso comum de que o principal motivo que leva ao abandono escolar é a necessidade prematura de ingresso no mercado de trabalho, uma pesquisa recente do Banco Mundial indica que 52% dos jovens entre 19 e 25 anos deixaram os estudos por falta de interesse.

Para solucionar essa estatística preocupante, estudos estão sendo desenvolvidos para mostrar os caminhos efetivos de combate à evasão escolar. O primeiro passo é identificar os motivos que levam ao abandono da instituição de ensino, entre os mais comuns estão: falta de interesse, complicações em conciliar trabalho e educação e difícil acesso à escola. Conhecendo as disfunções, pode-se definir estratégias para evitar a evasão escolar na sua IE. Confira 3 passos para garantir a permanência do seu corpo discente: 

1- Pensar a evasão antes que ela ocorra

Normalmente, a evasão efetiva é a última etapa de um processo que começa muito antes. Por isso, é importante considerar metodologias para acompanhar o desenvolvimento, motivação e nível de satisfação dos alunos ao fazer o planejamento pedagógico no início do ano, e abordá-las regularmente ao longo do ano. Dessa forma, a IE tem uma percepção mais apurada e consegue antecipar informações relacionadas ao nível de satisfação e identificar os alunos propensos à evasão. A instituição de ensino deve despertar o interesse do discente, mostrando-se um ambiente integrativo e preocupado com seu desenvolvimento.

2- Combater o estigma escolar

Aconselha-se que o incentivo à assiduidade não ocorra de forma autoritária, uma vez que isso gera uma estigmatização negativa do ambiente estudantil. Campanhas motivadoras podem ajudar a aproximar a IE do aluno. Por exemplo, introduzindo novas metodologias de ensino, como salas invertidas, estudos de casos, oficinas e workshops com convidados especiais, painéis de discussão, visitas técnicas. Dessa forma, a IE evidencia que está interessada em trazer as melhores estratégias de estudo, tornando o aprendizado em algo interativo e colaborativo.

3- Tenha a tecnologia como parceria da sua IE

Mesclar o universo digital ao ambiente de sala de aula tem aumentado significativamente a motivação dos alunos. Isso combate de uma só vez dois dos grandes catalisadores da evasão escolar: a falta de interesse e a dificuldade em conciliar estudos e trabalho.

Ao desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem – AVA – integrado ao modelo convencional de aula, aumenta-se a dinamicidade da IE, que consegue atender melhor a demanda de seus alunos. Além de ser possível ao docente acompanhar o desenvolvimento do estudante com maior proximidade e identificar pontualmente as dificuldades a serem trabalhadas.

Essa possibilidade de ensino híbrido é muito positiva para quem trabalha e estuda. Afinal, há a disponibilização de material didático online, o que deixa o estudante menos pressionado e melhora seu rendimento, pois poder retomar a qualquer momento um tópico no qual teve dificuldade aumenta a assimilação do conteúdo. Dessa forma, a união entre digital e convencional possibilita a redução da evasão escolar.

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me