Big Data na educação: como os dados ajudam sua instituição de ensino

Big data na educação: como os dados ajudam sua instituição de ensino | Matheus Soluções, sistema de gestão acadêmica

Big Data na educação: como os dados ajudam sua instituição de ensino

O conceito de Big Data é: um grande volume de dados estruturados ou não. Dentro de uma instituição de ensino, o Big Data é composto por uma enormidade de informações, tais como dados cadastrais dos alunos, contendo faixa etária, formação acadêmica, endereço, atividade profissional do aluno e de seus pais, procedência, entre outras informações. Compõe também essa base de dados, informações acadêmicas diversas, índices de absenteísmo, avaliações de desempenho de alunos, históricos escolares, performance docente, pesquisas, etc. Ou seja, todas as informações coletadas dentro de uma instituição formam o Big Data, tanto os dados nativos ou os dados já analisados.

Essa coleta de dados ocorre em empresas de qualquer atividade, entretanto, a grande característica do Big Data é: como os dados coletados são utilizados? A partir da organização dos dados e aplicação de metodologia de inteligência analítica, é possível obter insights que levam para novas estratégias e processos decisórios nas empresas. Como exemplo, empresas dos setores financeiro, crédito e cobrança, aplicativos de viagens, seguradoras e varejo, já utilizam o Big Data para fazer simulações de mercado, investir em inovações, além de obter padrões de comportamento e de compras de seus clientes.

Como podemos ver, o Big Data é utilizado em diferentes segmentos, por que não utilizá-lo nas instituições de ensino?

Big Data na educação

A coleta e análise de dados no decorrer do processo ensino-aprendizagem pode gerar informações valiosas para direcionar ou redirecionar ações da instituição, sejam elas  relacionadas ao desempenho de seus alunos, professores, da própria instituição, ou ainda, sobre padrões de comportamento de seu futuro estudante na hora de optar (ou não) a ingressar em sua escola. Utilizando o conceito de Big Data dentro da instituição de ensino, é possível coletar dados reais de níveis de aprendizado, levantar os pontos de maior dificuldade de aprendizagem em determinadas disciplinas ou na aplicação de determinados metodologias.

Você já parou para analisar onde se localiza a maior concentração geográfica de residências dos seus alunos, para sua instituição desenvolver uma determinada ação, marcando presença naquela região? De posse dessa informação, você pode também questionar os motivos pelos quais alunos de outras regiões não utilizam sua instituição.

E na área financeira, você tem todos os dados da ocorrência de inadimplência, seus motivos e as estratégias de maior sucesso na recuperação de receitas? Utilizando a inteligência analítica de seu Big Data, essas e outras análises são perfeitamente possíveis.

Algumas universidades dos Estados Unidos, por exemplo, utilizam a análise do Big Data para calcular e prever o índice de evasão escolar. A partir disso é possível criar estratégias para evitar possíveis desistências, como um alarme que é acionado quando o desempenho ou a frequência de um estudante apresenta queda.

Com relação a acompanhamento acadêmico, o Big Data pode também utilizar informações fornecidas pelo seu AVA ambiente virtual de aprendizagem, para apontar padrões de interação entre alunos, professores e instituição, apontando formatos de conteúdo mais acessados, tempo de permanência em determinados temas, pontos mais demandados em tutorias, docentes mais bem avaliados pelos estudantes, ou até mesmo para avaliar o nível de satisfação dos alunos com relação ao processo de ensino e aprendizagem, por meio de pesquisas de satisfação.

O Big Data utilizado com uma correta metodologia de análise, pode – e deve – ser utilizado na gestão das instituições de ensino como uma ferramenta de apoio, objetivando o aperfeiçoamento dos seus processos e até mesmo no auxílio na captação de novos alunos. Você, gestor, já pensou na possibilidade de usar o conceito de Big Data na sua instituição de ensino?

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça o Sistema Matheus EAD, a plataforma EAD, integrada com LMS, mais acessível do Brasil – conceito 5 pelo MEC.

Sem comentários

Postar Comentário