O EAD bate à porta das Instituições de Ensino

O EAD bate à porta das Instituições de Ensino - Blog Matheus Soluções ava ambiente virtual de aprendizado

O EAD bate à porta das Instituições de Ensino

Grandes metrópoles geralmente comportam ótimas instituições de ensino e são consideradas polos para quem deseja uma educação de excelência para se destacar no mercado de trabalho. Porém, nesses centros urbanos a rotina é um pouco conturbada, e acaba-se gastando mais tempo em coisas rotineiras, como o deslocamento para o trabalho – tempo que poderia ser utilizado para atividades de lazer, estudos ou ainda aperfeiçoamento profissional.

Por exemplo, durante o ano de 2016, o curitibano ficou cerca de 83 horas parado no trânsito, segundo pesquisa da empresa TomTom, especializada em geolocalização. Essa dinâmica intensa pode apresentar dificuldades para quem deseja incluir um hábito de estudos ao seu dia a dia. Com isso, alternativas de ensino a distância – o EAD –apresentam-se como ferramentas ideais para viabilizar o acesso ao conhecimento e aperfeiçoamento de qualidade, de qualquer lugar do mundo.

Os primeiros registros de ensino a distância datam do ano de 1728, na cidade de Boston, Estados Unidos, onde um professor de taquigrafia – técnica que busca aprimorar a velocidade da escrita – lecionava para interessados de todo país enviando materiais semanalmente pelos correios. Essa metodologia começou a se popularizar. Surgiram rádiocursos e, posteriormente, os telecursos. Com a chegada e desenvolvimento da internet, o EAD encontrou um terreno fértil para estabelecer-se. Hoje, o recurso está transformando a realidade de incontáveis estudantes e instituições de ensino.

 As transformações proporcionadas pelo EAD

Mesmo com uma localização privilegiada, o deslocamento até uma IE demanda tempo e eventuais custos adicionais. Além disso, o conteúdo ofertado em determinado curso, pode ser interessante para pessoas que não residem naquela cidade ou mesmo naquele estado, dificultando ainda mais o acesso ao mesmo.

Objetivando reduzir esses obstáculos e facilitar a obtenção de conhecimentos a um número maior de pessoas interessadas, a solução adotada por diversas instituições foi a adoção de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), muitas vezes integrado ao modelo de ensino presencial – o que é chamado de ensino híbrido. O método derrubou barreiras do ensino tradicional e disponibilizou um grande elenco de novas possibilidades e modernidade aos processos e metodologias de ensino e aprendizado. Pode-se afirmar que hoje bate à porta das instituições de ensino; uma revolução no modelo de ensino.

Projetos pessoais de aprendizado há muito adiados e conteúdos antes inacessíveis, agora estão a alguns cliques de distância. A implementação do EAD é o elo que conecta pessoas ao conhecimento, que por sua vez, é a chave para atingir objetivos de crescimento profissional e educacional.

Sistemas e plataformas de elearning como o Sistema Matheus EAD – Ensino a distância, propiciam um arsenal tecnológico de possibilidades de produção e transmissão de conhecimentos de qualidade, de gestão acadêmica e de monitoramento do desenvolvimento e aprendizado discente, com total interatividade entre IE, docentes e estudantes.

Como usar o EAD na sua instituição de ensino

Alguns passos básicos são indicados antes de introduzir um sistema EAD na sua IE. Entre eles destacamos:

  1. Adequar os projetos pedagógicos e conteúdos dos cursos em que se pretende aplicar a metodologia do ensino a distância, seja de forma parcial (ensino híbrido) ou em sua totalidade;
  2. Identificar e avaliar uma plataforma de ensino a distância, que atenda a todos os requisitos previstos no projeto pedagógico (tecnológicos, acessibilidade, disponibilidade, interatividade, etc.);
  3. Envolver, capacitar e motivar o corpo docente que participará do projeto pedagógico de ensino híbrido ou a distância;
  4. É necessário que os estudantes tenham pleno conhecimento de todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do curso, sejam elas, presenciais ou a distância (cronograma de atividades de ensino);
  5. Comunicar aos estudantes sobre as metodologias de avaliação que serão adotadas;
  6. Criar canais de comunicação e interatividade entre corpo docente e discente (tutorias, fóruns, chats, webinar, entre outros).

Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Posts relacionados

Sem comentários

Postar Comentário

O CAMINHO DO EAD NO BRASIL

BAIXE O INFOGRÁFICO
BAIXAR INFOGRÁFICO
close-link
Click Me