Como a avaliação de desempenho pode beneficiar a sua instituição de ensino

Como a avaliação de desempenho pode beneficiar a sua IE | Matheus soluções, sistema de gestão escolar integrado com o melhor sistema ead do brasil, conceito 5 pelo MEC

Como a avaliação de desempenho pode beneficiar a sua instituição de ensino

Você, como gestor escolar, faz a avaliação de desempenho da sua instituição de ensino periodicamente? Vivemos em uma época em que a análise de dados é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. E, no âmbito educacional, analisar os indicadores pode mostrar os caminhos para otimizar a eficiência dos colaboradores e aumentar a satisfação do corpo discente, melhorando a imagem da IE no mercado.

A avaliação de desempenho tem início no período que antecede o ano letivo, quando são analisados resultados, debatidos e elaborados os planejamentos de curto, médio e longo prazo, os quais contemplam os projetos escolares e também o projeto político pedagógico (PPP). Essas estratégias geralmente são construídas com base em tendências educacionais, referenciais teóricos da pedagogia e na base curricular comum do MEC.

A avaliação da performance atual da instituição não pode ficar em segundo plano, deixando de debater aspectos internos, administrativos e de resultados de aprendizagem discente. Para evitar essas lacunas de análises e apontar novos caminhos estratégicos é que a avaliação de desempenho não deve ser negligenciada pelas instituições de ensino.

Quais os benefícios gerados pela avaliação de desempenho?

A análise dos indicadores caminha por todas as áreas da IE. Ela abre possibilidades de avaliar, desenvolver e redirecionar aspectos importantes e muitas vezes imprescindíveis dentro da instituição.

Por exemplo, uma análise de desempenho que foque na comunicação interna, vai revelar o clima organizacional e o relacionamento entre alunos, professores e instituição. A partir destes dados, é possível traçar estratégias para melhorar aspectos que impactam diretamente na retenção de alunos e no engajamento do corpo docente com os objetivos traçados pela IE.

A avaliação de desempenho é eficiente em diversas áreas de sua instituição de ensino, confira os setores que não podem faltar na sua análise:

Administrativo

O setor administrativo é a espinha dorsal da IE, é onde surge grande parte das ações que regem a organização. A sua gestão deve estar atenta aos mínimos detalhes e avaliar dois aspectos básicos: onde estou? Para onde quero ir? As respostas dessas questões dão um direcionamento para melhores decisões.

A avaliação de desempenho deste setor vai proporcionar:

  • Decisões assertivas;
  • Reduções de erros e falhas operacionais;
  • Otimização de resultados e desempenho;
  • Controle de processos internos;
  • Melhora no potencial competitivo da empresa;
  • Diminuição de gastos e maior economia.

Essas vantagens garantem uma instituição organizada, alinhada com sua missão, visão e valores. Aumentando as chances de se desenvolver rapidamente e de conquistar maior reputação e ampliar sua participação de mercado.

Pedagógico

O setor pedagógico é uma área fundamental de ser avaliada. Dessa forma, novas estratégias serão elaboradas, mais alunos retidos e captados, e novas habilidades serão desenvolvidas nos profissionais da IE.

Para levantar alguns dados, é possível recorrer a uma pesquisa de satisfação aplicada aos discentes e docentes. Aos alunos as pesquisas podem ser aplicadas para avaliar diferentes aspectos do corpo docente, da instituição e das metodologias adotadas. Por exemplo, a PUC-PR envia aos estudantes um questionário de avaliação pessoal sobre os professores todo semestre. Isso possibilita que o discente faça elogios, críticas e apresente sugestões.

Desta forma, docentes e instituição recebem um diagnóstico sobre seu desempenho, além de sugestões de melhorias. Isso resulta em processos mais eficazes, melhoria nos relacionamentos, maior engajamento, alcance de expectativas e desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Como saber se minha instituição está performando bem?

Para isso, é necessário analisar se ela está cumprindo as metas estabelecidas, principalmente as de curto e médio prazo. Assim, o gestor escolar pode identificar estratégias efetivas ou ineficientes que foram adotadas, para avaliar, corrigir e aperfeiçoar os processos da instituição.

Além disso, deve-se analisar as avaliações do MEC para saber se sua instituição está alinhada com índices de outras do mesmo porte. Isso pode ser conferido com base em perguntas como:

  • Qual o desempenho dos alunos das instituições do mesmo porte em exames de referência nacional?
  • Quais os índices de evolução de desempenho das IEs do mesmo porte e segmento?
  • Minha IE tem taxas de crescimento acima ou abaixo do mercado?
  • A instituição está alinhada com todos os processos pedagógicos do mercado?
  • Os índices de satisfação do corpo discente sobrepõem os de insatisfação?

Perguntas como essas são básicas para entender como sua IE está em relação ao mercado educacional, seus concorrentes e também quanto a satisfação do ambiente interno. Isso tudo dá um norte para aperfeiçoar o desempenho da instituição, alinhando todos os objetivos e planejamentos anuais.

A avaliação de desempenho lhe dará dados reais e aprofundados sobre a percepção dos colaboradores quanto a organização e também apontará melhorias a serem implementadas. Possibilitará mensurar a efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem, uma vez que o aluno é convidado a participar com a análise do corpo docente, das diferentes áreas da instituição e das metodologias aplicadas por ela. Isso seguramente vai garantir melhores resultados acadêmicos, de negócios e elevados índices de satisfação.

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça o Sistema Matheus EAD, a plataforma EAD integrada com LMS mais acessível do Brasil – conceito 5 pelo MEC.

Sem comentários

Postar Comentário