Como aumentar as matrículas nas instituições de ensino

Como aumentar a matricula nas instituições de ensino

Como aumentar as matrículas nas instituições de ensino

Aumentar o número de matrículas é um dos grandes desafios da gestão escolar. Separamos algumas dicas para ajudar na captação de novos estudantes na sua instituição.

Nos últimos anos o Censo Escolar divulgado pelo Inep tem mostrado uma crescente queda na taxa de matrículas, tanto na rede pública quanto na privada. Isso evidencia que aumentar as matrículas é um dos desafios da gestão escolar. Mas qual seria a melhor forma de aumentar as admissões?

Nós da Matheus Soluções sabemos da importância de criar um plano de ação para aumentar o número de matrículas, e por isso, separamos algumas dicas e estratégias para você aplicar na sua instituição de ensino. Com um posicionamento bem direcionado ao seu público alvo, você pode melhorar o processo de engajamento e conseguir o aumento no número de matrículas.

Marketing Escolar

É preciso considerar que a decisão por uma nova escola ou universidade é uma escolha altamente emocional. E, por isso, as estratégias podem ser focadas nessa questão.

Pensando no processo de captação e retenção dos alunos, é preciso considerar a estratégia de marketing que sua instituição de ensino utiliza. E dentro dela, o marketing digital pode ser a ferramenta certa para chegar até seus futuros alunos.

Invista no seu site

Uma dica inicial e básica é investir na estética do seu site. Afinal, essa é a primeira fonte de contato dos estudantes com a instituição e a maneira como ele está estruturado influencia diretamente a percepção sobre a instituição. O site precisa ter um design atraente e ser responsivo para diferentes plataformas, considerando que a maioria dos acessos hoje acontece pelo celular.

Manter um site moderno e bem estruturado é relevante para o visitante, a fim de engajá-lo e mantê-lo por mais tempo conhecendo e se relacionando com sua marca. Para otimizar esse processo, você deve contar com formulários para coleta de dados, assim, pode desenvolver uma estratégia de relacionamento mais personalizada a partir da coleta do e-mail dos seus visitantes, formando o seu mailing que permitirá iniciar uma campanha de e-mail marketing.

Uma estratégia simples, mas que causa um bom impacto é produzir uma página com depoimentos dos alunos, premiações e também case de sucesso. Essas informações aumentam a credibilidade da instituição e podem ser a chave para convencer o interessado a tomar o próximo passo: realizar a matrícula.

Aumente suas matrículas com posicionamento online

A instituição de ensino também é uma marca e precisa se posicionar no mercado. É importante entender as expectativas de seu público alvo, definir e comunicar os valores da instituição e seus diferenciais, alinhados às necessidades de seu mercado de atuação.

Geralmente, os meios de comunicação mais tradicionais, como rádio, TV e outdoors, são os primeiros escolhidos para uma estratégia de marketing. Mas ela pode ser combinada e potencializada com outros canais, que podem ser mais eficazes para alcançar seu público-alvo, gerando dessa forma, uma “comunicação integrada”. Considere que as gerações atuais prezam muito pela internet e redes sociais e você pode usar essa tecnologia como ferramenta para atrair novos alunos. Estratégias de marketing digital, por exemplo, podem ser grandes aliadas da sua instituição.

Além de anúncios nas plataformas digitais, também é possível usar as redes sociais como forma de contato direto com os futuros alunos. Uma página ativa, com conteúdos relevantes e que crie um relacionamento com a marca, pode ser o diferencial na hora de optar pela sua instituição de ensino.

Adote estratégias de SEO – Search Engine Optimization

Aperfeiçoe a visibilidade do seu site com estratégias focadas em SEOSearch Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca, em tradução livre. Essas estratégias visam trazer visibilidade ao site quando determinadas palavras forem pesquisadas em mecanismos de busca tipo Google. Para isso, é preciso um estudo que aponte quais palavras são relevantes para a sua instituição. Trabalhar com conteúdos relevantes em um blog, por exemplo e otimizar todas as páginas do site, aumentam as chances que ele apareça nas primeiras páginas dos buscadores, atraindo mais visibilidade para a sua marca e conquistando mais presença e relevância no mercado.

Estratégias digitais podem ser formas efetivas para captar novos estudantes para a sua instituição de ensino.

Outras dicas para aumentar as matrículas

Considerando que escolher uma nova escola ou universidade é também uma decisão emocional, a sua instituição de ensino pode investir em marketing de mensagem, produzindo um storytelling, ou seja, definindo a história da sua instituição, seu objetivo, diferenciais e as principais motivações que levariam os estudantes a se matricular. Isso cria uma linguagem própria da sua marca e aproxima o público do produto de uma maneira mais natural e pessoal.

Outra forma de aumentar o número de matrículas é investir em programas de indicação. No ato da matrícula você pode pedir indicações de outras pessoas que gostariam de estudar na instituição. E para cada nova matrícula, quem indicou e quem se matriculou, recebe bonificações. Grande parte das indicações geram novas matrículas. Essa é uma estratégia especialmente interessante para instituições de pequeno porte ou que acabaram de se instalar em determinada região.

Pense também em estratégias de envolver os pais nas campanhas, uma vez que eles têm grande participação na escolha da instituição e não se esqueça, que entender a sazonalidade de matrículas da sua instituição é essencial para orientar suas estratégias.

Lembre-se, é fundamental iniciar as campanhas de captação o mais cedo possível, para que suas estratégias sejam mais efetivas. É importante monitorar e medir os resultados de cada esforço. Ser capaz de atribuir cada matrícula a uma estratégia ajuda a priorizar os investimentos para as próximas campanhas. Quais são as estratégias que trazem mais resultados para a sua instituição de ensino, gestor? Participe dessa discussão e deixe um comentário abaixo.

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça também o Sistema Matheus EAD, a plataforma EAD integrada com LMS, mais acessível do Brasil, com conceito 5 pelo MEC.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link