Os aspectos positivos e lições deixadas pelo ensino a distância

Os aspectos positivos e lições deixadas pelo ensino a distância

Passada a fase de resistência e com nova adaptação, EAD pode se consolidar em muitas instituições de ensino.

Para quem tinha dúvidas sobre a eficiência de aulas e atividades de ensino de forma remota, a pandemia em curto tempo foi uma amostra que as mídias digitais e a tecnologia no meio educacional veio para ficar e quem resistir pode ver seu empreendimento se tornar obsoleto. Num primeiro momento houve o pânico, não só pela situação adversa e inusitada: escolas, faculdades e cursos técnicos presenciais esvaziados pelo isolamento social, e diversas instituições sem recursos tecnológicos, plataformas de mídias digitais, metodologias e know-how em ensino a distância, além da falta de preparo do corpo docente para trilhar o caminho desse modelo de ensino.

Converter o modelo de ensino presencial tradicional em formato digital também se tornou outro desafio, porque para muitos, descobrir que cada modelo tem sua forma e metodologia específica foi um choque de realidade e aos poucos, apesar da urgência, as adaptações foram sendo realizadas.
Nessa jornada de aprendizados, o setor educacional precisou de revisão, se repaginar e agora, atualizar seu posicionamento no mercado. Quebrar paradigmas de associar ensino presencial e remoto, percebendo que a manutenção da qualidade independe dessa demanda se tornou imperativo.

O especialista em alta performance humana e analista comportamental Sandro Caldeira, recentemente enumerou seis aspectos positivos a respeito dessa adesão ao ensino à distância, numa análise clara sobre o bom uso da tecnologia.

Leia também
Caminhos para integração da tecnologia na educação

1. Acesso global

Acesso global – com a disponibilidade de uma rede e de equipamentos, o ensino online é acessível em qualquer parte do planeta. Com o crescimento exponencial desse acesso à internet, as plataformas educacionais se mostraram como alternativa democrática de conhecimento e informação, facilitando essa possibilidade para pessoas em lugares distantes e mesmo às que não tinham cobertura;

2. Flexibilidade horário e conteúdo

Em contraponto ao presencial, que hora, dia e local são fixos, no ensino remoto existe a possibilidade de organizar seus horários em conformidade com sua rotina. Mesmo com algumas aulas na forma presencial, geralmente as instituições deixam conteúdos complementares disponíveis na plataforma, assim como o material didático na forma “on demand”, para que o aluno acesse no momento em que esteja disponível e acompanhar os conteúdo sem prejuízos de qualidade e quantidade;

Leia também
Educação 4.0: Um novo conceito na forma de ensinar e aprender

3. Interatividade e diversão

Sem o contato físico em tempo prolongado, os professores precisaram reinventar a dinâmica de suas aulas e torná-las mais interessantes aos alunos. Com isso, os conteúdos passaram a ter mais leveza nesse ambiente virtual e suas performances em muitos casos, estabeleceram uma proximidade com os alunos, a fim de que a atenção fosse trabalhada de maneira diferente da usual em sala de aula;

4. Ampliação de EAD em graduação e pós

Com custos abaixo de uma graduação e pós-graduação na forma presencial, a procura por esse modelo cresceu, especialmente porque é certificado e com reconhecimento legal como o da ensino na forma presencial convencional.

5. Concursos públicos sem sair de casa

Outra vantagem que ficou evidente neste período de isolamento social, foi a possibilidade de fazer os cursos online para concursos públicos na comodidade de sua casa. Outra vantagem é que o aluno pode assistir a mesma aula várias vezes e assim assimilar melhor os conteúdos mais densos.

6. Inclusão para pessoas com necessidades especiais

As plataformas para EAD, facilitaram ainda mais os recursos para pessoas com necessidades especiais. Para quem tem limitações em sua locomoção, o ensino remoto permite um conforto sem necessidade de deslocamento. Nos casos dos surdos, os conteúdos podem ser legendados e dos cegos, com audiodescrição, conferindo a todos possibilidades de aprendizado e formação com qualidade.

Esses aspectos ainda podem ser melhorados e incrementados, especialmente nos países onde não há ainda uma estimativa clara de retorno às aulas presenciais. Mesmo nos países onde houve um retorno moderado, como a Inglaterra e Cingapura, muitos optaram por não voltar às salas de aula e continuam a ter acesso aos conteúdos de forma online.

Aqui no Brasil, gestores das instituições de ensino agora se deparam com a necessidade de repensar o futuro das metodologias de ensino-aprendizagem, desenhando modelos que ofereçam as duas opções de forma coordenada e harmônica. O ensino híbrido passa a ser uma realidade, além de uma oportunidade para construção de diferenciais na forma de ensinar e da própria instituição junto ao mercado onde atua.

Todo esse quadro da pandemia elevou o patamar do EAD, das soluções tecnológicas e das mídias digitais, que oferecem e abrem espaço para um repensar sobre o ensino remoto e da remodelação urgente da qualidade do ensino em seu modelo tradicional.

Nós da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar, estamos há 20 anos oferecendo a solução completa para a gestão de instituições de ensino, com sistemas integrados e flexíveis para atender às suas necessidades. Conheça o Sistema Matheus EAD – NOTA MÁXIMA na avaliação do MEC.

Sem comentários

Postar Comentário