O impacto da aprendizagem ativa e da tecnologia na educação

O impacto da aprendizagem ativa e tecnologia na educação | Blog

O impacto da aprendizagem ativa e da tecnologia na educação

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO, cerca de 70% dos jovens brasileiros utilizam o celular para auxiliar nos estudos. Fato que demonstra o impacto da tecnologia na educação, com a facilidade de acesso a uma grande quantidade de informações que a internet disponibiliza e de recursos mais interativos de aprendizagem. Englobando métodos como a aprendizagem ativa aliada a tecnologia, gera-se maiores benefícios ao aluno e professor na instituição de ensino.

Além do mais, para a pesquisa “Nossa Escola em Reconstrução”, elaborada pelo Instituto Inspirare/Porvir, os jovens associam o uso da tecnologia como uma das melhores formas de aprendizado na instituição de ensino. Ou seja, a aprendizagem ativa, metodologia especulada pelos cientistas nos anos 80 e 90, já é uma realidade. Porém, quais as vantagens para o aluno? Qual o impacto da tecnologia na educação? Veja abaixo:

O que é aprendizagem ativa?

A aprendizagem ativa se baseia no conceito da autonomia do aluno, deixando para trás as aulas em que o professor passa o conteúdo “mastigado” ao estudante. Assim, o docente é apenas um intermediador do conhecimento.

A aprendizagem ativa é realizada com o intuito de gerar autonomia nos estudantes, fazendo com que o índice de aprendizado seja maior.  A escritora e educadora Andrea Ramal destaca pontos da aprendizagem ativa que o docente pode usar em sala:

“(…) se o professor busca problematizar questões e desenvolver competências ligadas à postura investigadora, reflexão crítica e busca de soluções criativas, o PBL (aprendizagem baseada em problemas) e os estudos de caso costumam funcionar bem. Se pretende reforçar competências de relacionamento interpessoal, capacidade de diálogo, respeito às diferenças ou habilidades de comunicação, as dinâmicas de grupo podem ser eficazes”, afirmou em entrevista para o G1.

Vantagens da aprendizagem ativa para o aluno

O estudante é quem mais se beneficia com esse método, retendo até 50% do conteúdo apresentado em sala. O método tradicional nas instituições de ensino de aulas puramente expositivas, tem uma taxa de absorção de conhecimento muito mais baixa, de acordo com o National Training Laboratories, centro estadunidense de ciências comportamentais aplicadas.

A aprendizagem ativa oferece ao estudante desenvolver habilidades como:

  • Preparo para debates no mercado de trabalho;
  • Evolução das habilidades orais e escritas;
  • Se tornam mais críticos em relação aos conteúdos absorvidos;
  • Ficam mais respeitosos em relação a ideais diferentes;
  • Desenvolvem mais responsabilidade em relação a prazos e horários.

Veja também: MEC atribui nota máxima ao Sistema Matheus EAD.

A tecnologia foi a principal responsável por difundir esse novo método de aprendizado, pois com a velocidade e a constante exposição de informações, os métodos de ensino tradicionais podem ser alterados com maior facilidade. Afinal, os processos interativos tecnológicos conseguem captar a atenção, gerar discussão sobre os conteúdos e construção de conhecimento, características essenciais no processo de aprendizagem.

O educador atualizado e conectado com as inovações do ensino, deve se apropriar das tecnologias na educação, propiciando ao aluno um ambiente interativo, dinâmico e integrativo, que estimule a construção e retenção do conhecimento.

A Matheus Soluções Sistemas de Gestão Escolar – Há dezenove anos oferece às instituições de ensino, soluções e ferramentas para a melhoria e gestão de seus processos, tornando-as mais inovadoras e competitivas. Conheça o Sistema Matheus EAD – Ensino a Distância – A melhor e mais acessível plataforma de ensino a distância do Brasil.

Sem comentários

Postar Comentário

Infográfico grátis

5 MELHORES DICAS para SUPERAR a concorrência e CAPTAR mais alunos
Baixar agora
close-link